2º Festival da Juventude é lançado em São Desidério

Fotos: Jackeline Bispo

Jackeline Bispo

O mês de agosto guarda uma data especial, o Dia Internacional da Juventude, comemorado dia 12. Para celebrar a data e consolidar um momento destinado à participação e ao protagonismo juvenil, a prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) lançou o 2º Festival da Juventude que será realizado nos dias 23 e 24 deste mês.

Com uma proposta ousada e inovadora, o Festival é um espaço de formação, informação, entretenimento, debate, aprendizado, socialização, intervenção artística-cultural e engajamento destinado aos jovens entre 15 e 29 anos sobre assuntos diversos que permeiam a vida nesta faixa etária.

“Neste segundo ano o Festival cresce em quantidade e, especialmente, em qualidade, conseguimos envolver muitos parceiros com uma grade variada de atividades, no qual iremos envolver mais jovens da zona rural de São Desidério e caravanas de outros municípios, desta vez, em dois dias de evento”, comemora a secretária da SAS, Vandreia Mendes.

A estrutura principal do evento será montada na Praça Abelardo Alencar com estandes climatizados, tendas, expositores e área de convivência, tudo preparado para garantir mais comodidade aos participantes. Oficinas de Grafite, Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Turbante serão ministradas simultaneamente nos espaços organizados, para participar é necessário fazer inscrição previamente nos equipamentos da SAS. “Nosso desafio é atender o máximo possível de jovens, mostrando que este é o momento de atuar como protagonistas de suas histórias, de aprender e lutar por seus direitos na busca de políticas públicas que atendam seus anseios”, analisa o psicólogo e assessor da SAS, Eric Gamaliel.

Quem atesta a importância do Festival é a jovem, Mariane Soares que desde o ano passado faz questão de ajudar na realização do evento. “A gente se sente parte, é um momento novo e transformador, nunca tivemos isso aqui na cidade, o Festival é nossa identidade e oportunidade de aprender e mostrar do que somos capazes”, revela a estudante.

Além das oficinas, a programação inclui também rodas de conversas, cinema na Praça, apresentações artísticas e culturais da região, atividades auto-gestionadas, o ‘ProZEando’ que é um bate-papo com o gestor municipal e autoridades públicas, além do show musical.


Compartilhe:

Comentários: