Dia de Reis é comemorado no Povoado do Bezerro, zona rural de Barreiras

Dircom

Foi com muitos cânticos e ladainhas que os devotos comemoraram o dia de Santo Reis nesse sábado, 06, no Povoado do Bezerro. A tradição acontece há mais de 50 anos na casa da dona Onorina Oliveira, onde reúnem todos os moradores para a grande festa.

A festa popular, também conhecida como Folia de Reis, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Eles levaram a Jesus, ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade.

 “Foi meu pai, seu José Marques, mais conhecido como “Bizeca”, que iniciou esses festejos, a tradição continua com os filhos e não pode acabar. Toda família participa, somos oito irmãos e nos reunimos nessa casa todos os anos para comemorar o dia de Reis”, destacou dona Coraci Maria.

Ao redor da lapinha, um dos símbolos do Dia de Reis, a vice-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macêdo, juntamente com o vereador César da Vila, do Subdiretor da Secretaria de Agricultura, Agnaldo Junior e dos fiéis, participou das devoções realizadas na comunidade.

“Essas comemorações fazem parte da nossa cultura, o dia de Reis é comemorado pelos fiéis católicos, é uma festa popular e participar desses festejos é de muita satisfação, esses momentos fortalecem a fé, reforça a história, a tradição e a cultura das comunidades”, destacou Karlúcia Macêdo.

Ao final das orações e ladainhas, foi servido almoço para todos conforme a tradição da comunidade e as comemorações se seguiram por todo o dia de sábado.


Compartilhe:

Comentários: