Encontro Nacional e rodas de capoeira une lazer, turismo, cultura e esporte em Barreiras

Dircom

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras por meio da Diretoria de Turismo apoiou nos dias 08 e 09 de julho, a realização do IV Encontro Nacional de Capoeira e V Encontro Feminino de Capoeira realizados no Centro Cultural e Mercado Caparrosa em Barreiras.

Coordenado pela Associação de Capoeira Cultura Brasil que atualmente é dirigido pela capoeirista Adriana Araújo Soares da Silva, batizada como Mestre Esperança, o encontrou reuniu mais de 400 pessoas de vários estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal e cidades circunvizinhas.
Durante os dois dias de evento, foram realizadas oficinas, palestras, aulas de dança afro, além da formatura de três professores e graduação de dois capoeiristas. Uma das grandes atrações foi a presença do Mestre Viúva Negra, que faz um trabalho de fortalecimento da cultura da capoeira em Israel no Oriente Médio.
No Centro Cultural, um dos pontos altos do encontro feminino de capoeira foi a palestra “Sou Mulher e mereço respeito” ministrada pela Mestre Esperança, que discutiu o posicionamento das mulheres dentro da capoeira.
A Berimbalada também foi às ruas, saindo em caminhada ritmada da Vila Brasil até o Mercado Caparrosa, culminando com uma grande roda de capoeira. A diretora de turismo, Mirtes Lima acompanhou os eventos e ratificou a importância de unir todas as modalidades de cultura, além de promover lazer e turismo em Barreiras.
“Durante estes dois dias, recebemos em nossa cidade visitantes de vários lugares, que fizeram questão de conhecer um pouco da nossa história e pontos turísticos. Essa integração de turismo, cultura, lazer e o esporte é uma oportunidade valiosa, e prova que a multidisciplinariedade atrai atenção dos visitantes e fortalece o turismo”, disse Mirtes.


Compartilhe:

Comentários: