Riachão das Neves pode sediar o Campeonato Baiano de Quadrilhas Juninas

IMG-20160307-WA0040esse

Fotos Reprodução

Pedro Nunes

Neste último sábado (5), em meio a Assembleia Nacional da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos – CONAQJ, que aconteceu em Itapuã, Salvador, foi lançada a União Baiana. A nova entidade tem como objetivo principal da sua diretoria, organizar e valorizar as quadrilhas juninas de toda Bahia. Entre outras finalidades também estão o registro de cada quadrilheiro, de cada quadrilha, através do I Senso de Quadrilheiros. O registro e cadastro fiscal de cada grupo de quadrilha servirão para que, todas estejam legalizadas e possam estar capacitadas a receberem incentivos fiscais.

“Vamos buscar valorizar cada quadrilheiro e grupo junino no território baiano, algo que há muito tempo não existe. As entidades que temos aqui, não se preocupam mais com os concursos, e muitos grupos estão acabando. Então, queremos manter vivas as quadrilhas juninas, preservar as antigas, incentivar as novas e criar novos grupos”, afirma Wattson Sant’ana, diretor da União Baiana.

Muitos projetos estão sendo elaborados pela União Baiana, um deles é a utilização da Carteirinha de Quadrilheiro Junino, que concederá aos quadrilheiros, o benefício de serem conveniados com clínicas, farmácias, laboratórios, cinemas e outros estabelecimentos que darão desconto de 10 a 15% na utilização de seus serviços, a depender do local.

Outra ação que a entidade realizará é a utilização de notas fiscais para repassar ajuda financeira para os grupos. O quadrilheiro reúne uma boa quantidade de notas fiscais, estas serão repassadas para a diretoria regional, levada para a União Baiana, e a partir daí serão levadas ao governo para assim, repassar os valores para cada quadrilha junina.

Sandro Oliveira, vice-presidente da quadrilha Carcará do Sertão, de Euclides da Cunha, no Nordeste da Bahia, fala que na cidade não tem ninguém para representá-los. “Os quadrilheiros se sentem desamparados. Sabendo do nascimento da União Baiana nos interessamos, pois, não temos ninguém que nos defenda. Temos certeza que vai dar tudo certo e também certeza que tanto nossa quadrilha como a cidade terá um avanço, já que tanto na teoria como na prática estamos desamparados. Passamos dificuldades, e agora sabemos que temos direito e nos sentimos seguros com a União Baiana e CONAQJ”, disse.

A entidade já reúne filiadas em toda região da Bahia, do Sudeste ao Norte. Ainda este ano a União Junina fará seu I Concurso Estadual, que definirá a campeã que irá para o IV Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, realizado em Boa Vista, Roraima. Até o momento, quatro cidades estão na disputa para sediar o concurso, sendo a cidade de Riachão das Neves, Barreiras, Ibotirama e Feira de Santana.

Pra se filiar, é só entrar em contato com a diretoria de cada região ou pelo site da União Baiana, que estará no ar nas próximas semanas. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para trazer de volta essa tradição que por muitos anos alegrou a nossa juventude”, disse a secretária de Cultura de Riachão das Neves, e também secretária da União Baiana de Quadrilhas Juninas, Cícera Souza.

IMG-20160307-WA0041essa

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA UNIÃO BAIANA DE QUADRILHAS JUNINAS

PRESIDENTE – Wattson Santana/Salvador

VICE – PRESIDENTE – Miguel Viana/Buritirama

SECRETÁRIA- Cícera Souza/Riachão das Neves

DIRETOR FINANCEIRO – Vilma Soares/Feira de Santana

DIRETOR ADM – Adailton Gomes/Barreiras

CONSELHO FISCAL- Augusto Hessel – Presidente/Salvador,

Aedson da Silva – Rio Real,

Sandro Oliveira da Silva – Euclides da Cunha.


Compartilhe:

Comentários: