São Desidério sediará IV Mostra de Teatro do Velho Chico

Ana Lúcia com informações de A Rede

A Rede Teatro do Velho Chico, o Grupo de Teatro Trakinus, a Cia de Teatro Mistura e Teatrando, com o apoio cultural da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), irão realizar no município entre os dias 23 a 27 de março, o Projeto ‘IV Mostra de Teatro do Velho Chico’. A programação de cinco dias contempla apresentações em espaços públicos, como Centro Cultural, Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger, bairros Tangará e Alto do Cristo, ruas e praças da cidade.

Com o objetivo de circular e difundir todas as atividades com processo de formação e intercâmbio no nível municipal e territorial, e da transformação de espaços comuns em locais cênicos, o projeto foi proposto e pensado para envolver 17 grupos de teatro da região Oeste e Sudoeste da Bahia, do qual participam o Grupo Trakinus, Cia. Teatrando, Katurama, Cia. de Teatro Mistura, Grupo Offcena X, Grupo Giral, A Secreta, Pachamama, Dobradores da Arte’Manha, Imagem e Ação, ContraCapa e Cia. Ká Entre Nós.

A abertura oficial do evento será no dia 23 no Centro Cultural às 20h30min com presença de autoridades locais e territoriais e a apresentação do espetáculo ‘O canto das lavadeiras’ pelo grupo anfitrião Cia de Teatro Trakinus. A programação da noite inclui um Cortejo de Bonecos Gigantes às 21h30min acompanhados pela banda Sopra Sax até o espaço da Lavanderia Cultural, culminando com o show musical Tributo a Renato Russo, com Diego Quinteiro.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Teatro Trakinus, de São Desidério, Daniela Pereira o público alvo dos espetáculos infantis serão os estudantes. “Esses espetáculos infantis terão início na sexta-feira com participação dos estudantes das escolas Olavo Pereira dos Santos e O Pequeno Príncipe. Na segunda, as peças serão realizadas para os alunos das escolas Antônio Pereira da Rocha e Dr. Silva Jardim. E na terça-feira, participarão os estudantes das escolas Germano Rodrigues de Carvalho e do distrito de Sítio Grande. Para este projeto contamos com apoio da Prefeitura, da SECULT, da SEDUC, de empresários locais e  de pessoas que apoiam o teatro e que contribuíram participando da nossa ‘vakinha’ virtual” direcionada para a organização do evento”, explicou.

Dentre os 18 espetáculos programados incluem as peças ‘De quem é essa história?’, no dia 23 às 16 horas, e ‘As bondosas’, no dia 27 às 20h30 na Biblioteca Dom Ricardo, ‘As lavadeiras de Belele’ no dia 24 às 17 horas no Centro Cultural e ‘Velhas namoradeiras’ no dia 26 às 20h30, também no Centro Cultural.

“Esse será um evento importante para a cultura do nosso município, são 17 grupos de teatro e cerca de 120 artistas envolvidos nesse trabalho e a prefeitura está dando apoio cultural a esse grande momento. Convidamos a todos para que venham participar e valorizar a cultura e a arte”, convidou o secretário da SECULT, Josivaldo Oliveira.

O projeto integra uma síntese teatral da Bacia do Rio São Francisco e Rio Grande. São Desidério receberá os grupos de teatro que trarão uma diversidade de espetáculos teatrais produzidos no oeste e sudoeste da Bahia, além da realização de Oficinas sobre o processo criativo dos espetáculos apresentados e Roda de Conversas com o professor Reginaldo Carvalho acerca da implementação do curso superior/extensão de teatro no campus da Universidade do Estada da Bahia (UNEB).

O Projeto A Rede de Teatro começou suas atividades em 2014 e permanece até hoje de forma decentralizada e distribuída realizando seus projetos, uma vez por ano. Os municípios de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Caetité já sediaram edições da Mostra de Teatro, que nesta 4ª edição acontecem nos municípios de São Desidério e Barreiras.


Compartilhe:

Comentários: