Barreiras: Crianças e adolescentes ganham a primeira escola pública de futebol

Dircom

Já iniciaram as aulas na escola de iniciação ao futebol, localizada na Praça do Esporte João Carlos dos Santos Campos ‘Gordo”, no bairro Santa Luzia. O projeto intitulado Escolinha da Praça faz parte do Programa “Brincar e Viver” coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através da Diretoria Municipal de Esportes e Lazer.

A Escolinha da Praça foi preparada com objetivo de contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças do bairro Santa Luzia e bairros próximos, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estímulo ao convívio social e coletivo, além de despertar novos talentos.

O diretor de esportes Fernando Machado explica que a escolinha oferece 150 vagas em dois turnos, e as aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 9h00 e das 15:30h às 17:10 h no campo de fut7 recentemente inaugurado pela Prefeitura na comunidade.

“A escolinha de futebol é parte do projeto Praça do Esporte, que além de oferecer lazer a comunidade por meio da construção do equipamento, que conta com campo de fut7, academia de ginástica e parquinho de diversão, passa a oferecer iniciação esportiva de forma assistida às crianças do entorno. O objetivo maior da Escolinha da Praça é contribuir para a formação da molecada. É óbvio que uma ou outra poderá seguir carreira profissional no futebol, mas a nossa prioridade é contribuir com o processo educacional da meninada, prova disso é que estamos estimulando o convívio entre meninos e meninas, sem que haja divisão das turmas e equipes por sexo. Inicialmente convidamos os alunos da Escola Municipal Santa Luzia para o nosso projeto, mas a participação está aberta para todas as crianças que residem no bairro”, disse o diretor.

O educador físico Lucas Cristiano preparou um cronograma com alongamento, estímulo esportivo, passes, preparação física, regras do futebol e competição interna. Durante toda a aula, ele mantém o diálogo com os aprendizes incentivando o trabalho em equipe, disciplina e bom desempenho escolar.

“Temos meninos e meninas de todas as idades, que estão aqui aprendendo e também nos ensinando, ou seja, um esporte realmente coletivo. Mas a escolinha de futebol vai incentivar além da atividade esportiva, o desenvolvimento da coordenação motora da criança que proporciona uma melhor visão periférica e aumenta a velocidade de raciocínio, contribuindo também para o desempenho escolar”, pontuou Lucas.

Inscrições abertas

Meninos e meninas com idade entre 08 a 15 anos podem participar gratuitamente. Para fazer inscrição, devem procurar o educador físico Lucas Cristiano nas segundas, quartas ou sextas-feiras, na Praça do Esporte, ao lado da Fazenda Economia, no bairro Santa Luzia.

Mais informações, podem ligar para Diretoria de Esporte e Lazer no telefone (77) 3613-9547.


Compartilhe:

Comentários: