21º
39º
Predomínio de Sol

Cristópolis: Mais de mil livros distribuídos em um dia dedicado à leitura, arte e cultura

  • Virgília Vieira

    Esse foi o balanço do evento que sacudiu a comunidade de Lagoa do Oscar, no município de Cristópolis, no último sábado (23/09), com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras, que em parceria com a Prefeitura de Cristópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu cerca de 700 pessoas, entre estudantes e profissionais da educação, para um dia dedicado à leitura, arte e cultura popular.

    Na programação, a montagem/desmontagem da biblioteca; leitura dos livros e gibis do acervo; rodas de leitura, varal de poesia, leituras  e cantorias na Rádia NossaCasa; oficina de fotografia; brincadeiras tradicionais e com as palavras; cirandas de roda e jogos educativos; pinta cara, pinturas e desenhos em papel, tecidos e madeira; apresentações de Capoeira e Folia de Reis de Cristópolis. “Foi um dia que jamais vou esquecer”, disse o estudante Adriel da Silva, 4º ano do Colégio Municipal Osvaldo Fernandes de Souza, que tem 13 anos e levou quatro livros para casa.

    O Projeto é uma biblioteca itinerante infantil que, desde 2008, estimula o prazer da leitura, principalmente em comunidades da zona rural, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. “Esta será a maior intervenção lúdica da história da Barca das Letras. Com o apoio da Prefeitura de Cristópolis conseguimos fazer essa grande festa  que sem dúvida ficará marcado pra sempre na vida dessas crianças. Um momento único de homenagem à leitura, arte e cultura popular, em que todo mundo saiu com pelo menos um livro”, disse o idealizador do projeto, Jonas Banhos.

    Para conhecer o projeto acesse www.barcadasletras.blogspot. com.br


    • Compartilhe:

    Comentários: