Educação de Formosa realiza seminário municipal sobre o currículo baiano

Almerice Rodrigues
Aconteceu na última quarta-feira (07/11) em Formosa do Rio Preto o “Seminário Municipal para Estudo da Primeira Versão do Currículo para o Estado da Bahia”, com a participação dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, do Conselho Municipal de Educação, da Comissão Municipal de Governança da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de representantes de pais, de alunos, da APLB-Sindicato e de instituições de Nível Superior.
A iniciativa é fundamental já que em 2019 será implementado o novo currículo do município, em conformidade com as normas estabelecidas pela BNCC. “Estamos acompanhando o estudo da BNCC que acontece em todo o país, preparando, reajustando e fortalecendo nosso sistema de ensino para melhorar a qualidade da nossa Educação”, declarou a Secretária Municipal de Educação, Luzinete Oliveira.
O encontro foi organizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e consistiu em um estudo, em grupos e com apreciação da plenária, de textos relacionados à Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação para a Diversidade, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental, Avaliação Educacional, Cultura Digital, entre outros.
“São temas gerais que são extremamente importantes. Nosso objetivo foi estudar o currículo do nosso estado e dar contribuições para os diversos seguimentos, através da plataforma da BNCC. Além de aprender sobre o currículo baiano, também nos instrumentalizamos para reelaborar e revisar a proposta curricular de Formosa do Rio Preto”, elucidou a coordenadora geral do município, Maria Augusta Serpa.
De acordo com ela, foi um momento de estudo, de formação e de aprendizagem que contribui para a melhoria da qualidade do ensino não só nas escolas do município como também nas redes estadual e particular de ensino, já que reuniu a representatividade de todos os seguimentos e instituições que realmente fazem a educação em Formosa.
Participação no seminário regional deu bases para o evento em Formosa
O “Seminário Municipal para Estudo da Primeira Versão do Currículo para o Estado da Bahia” originou-se a partir da participação da coordenadora geral e das coordenadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Aislene Ribeiro, e do Ensino Fundamental II e da EJA, Juçara Cox, no seminário do Território da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, para o estudo do referido currículo estadual. Após elaborar um plano de ação, a Secretaria Municipal de Educação realizou o debate em âmbito local, essencial para a construção de uma proposta curricular municipal democrática e mais adequada para a realidade, possibilitando melhores resultados no sistema de ensino.


Compartilhe:

Comentários: