Educação e Saúde: Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus realiza o Projeto “Matemática e Saúde”

Dircom

Uma manhã de bastante conhecimento nesta sexta-feira, 04, no Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus. Em comemoração ao dia do professor de matemática, celebrado nacionalmente nesse próximo domingo, 06, mais de 100 alunos participaram do Projeto Matemática e Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Tendo como objetivo integrar a saúde e a matemática por meio de dados estatísticos, o projeto envolveu temas como: alimentação saudável, ingestão regular de água, respiração de ar puro, exposição à luz solar, a importância da prática de exercícios físicos, do repouso e de exercer a temperança e a confiança individual. Mais de 400 alunos visitaram os stands, que segundo o professor de matemática e vice-diretor do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Eduardo Ribeiro, tiveram a oportunidade de conhecer alguns desses “remédios naturais”.

“Temos todos os anos a semana da matemática, e esse ano inovamos com esse projeto que envolveu todos os alunos do 9º ano que se motivaram em realizar o projeto inserindo a matemática e a saúde através dos stands de informações. A matemática está envolvida em todos os temas apresentados nessa manhã, e tenho certeza de que através dessa conscientização, teremos adultos responsáveis com a saúde”, argumentou Eduardo Ribeiro.

Otaviano Francisco explicou aos visitantes do stand Desperdício de Água, sobre a importância da purificação. “Esse tema é bem importante para todos, porque a água é essencial para o corpo e tentei explicar como funciona a purificação, fase importante porque elimina as substâncias químicas e falei da quantidade que devemos beber todos os dias, aplicando a matemática”, disse.

Barracas enfeitas com frutas, água, balanças, aparelhos físicos e com maquete mostrando a diferença do ar puro para o poluído, chamaram atenção de visitantes de outras escolas, fazendo valer a integração entre as escolas próximos do bairro. O grupo do 7º ano do Colégio Adventista do 7º Dia visitou o projeto e anotaram tudo para a realização de um relatório.

A nutricionista do Centro de Atendimento á Mulher, Letícia Gasparetto, esteve acompanhada da técnica de enfermagem Marlí Rodrigues, orientou aos estudantes e visitantes de como medir o índice de massa corporal, altura, os batimentos cardíacos e outras medidas do corpo alinhado a uma boa alimentação.

“Essa preocupação de orientar aos estudantes sobre a alimentação adequada é importantíssimo em projetos como esse que alinha o conhecimento da sala de aula com atividades práticas, que é o cuidado com o corpo. Mostramos como fazer as medidas corretas e das condutas essenciais na alimentação”, explicou Letícia Gasparetto.

Até a próxima sexta-feira, 11, a escola seguirá com a programação da Semana da Matemática com campeonato de xadrez, jogos e desafios matemáticos.


Compartilhe:

Comentários: