Encceja Exterior 2016 vai abrir inscrições na segunda-feira

Exame é organizado pelo Inep; participante preciso ter no mínimo 15 anos.
Prova será aplicada em dia 28 de maio pelas representações diplomáticas.

 

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)  para brasileiros que moram no exterior começarão na próxima segunda-feira, dia 14 de março, às 10 horas, e irão até o dia 3 de abril, às 23h59, no horário oficial de Brasília.

O exame confere a certificação do ensino fundamental para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de cursá-lo.

Para os alunos brasileiros que vivem no país, um novo edital será divulgado pelo Inep. Ainda não há data prevista.

Exterior
Para participar da edição voltada para residentes fora do país é necessário ter no mínimo 15 anos na data de realização do exame. Nesta modalidade para alunos que estão no exterior, além de conseguir o certificado do ensino fundamental, é possível pleitear também o de ensino médio – para isso, precisam ter 18 anos completos ou mais.

A participação dos candidatos é gratuita e voluntária. A prova será aplicada no dia 28 de maio, às 8 horas do horário local da cidade em que o exame for aplicado.

Serão sedes da prova: Boston e Nova York (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Caiena (Guiana Francesa), Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça), Madri (Espanha), Londres (Reino Unido), Paris (França), Nagoia, Hamamatsu e Ota (Japão), além de unidades prisionais na jurisdição deTóquio e Caiena.

As provas para o nível de ensino fundamental apresentam trinta questões de múltipla escolha de cada área do conhecimento, além de redação: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática; história e geografia e ciências naturais.

Para o ensino médio, são quatro provas com trinta questões de múltipla escolha, também incluindo redação: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza e suas respectivas tecnologias.

Fonte: G1

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/03/inscricao-para-exame-de-certificacao-do-ensino-fundamental-comeca-na-2.html


Compartilhe:

Comentários: