Estudante do IFBA recebe prêmio de melhor trabalho em evento internacional

Ascom

aluna essa

A estudante do Curso Técnico Integrado em Informática do IFBA – Barreiras, Louise Suelen Araújo Reis recebeu o 1º lugar no PRÊMIO HIPERTEXTO 2015, na categoria Pôster Digital com o trabalho intitulado “O desenvolvimento WEB no processo de ensino e aprendizado de Química para deficientes visuais”. Sob orientação das professoras Karine do Prado Ribeiro (Computação) e Ana Célia Barreto de Araújo (Química), a aluna desenvolveu uma tecnologia assistiva WEB que proporciona uma navegação acessível para deficientes visuais à tabela periódica.

O prêmio foi obtido durante participação no 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias com o tema: Aprendizagem Aberta e Invertida que ocorreu entre os dias 07 e 08 de dezembro, no campus acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco. O evento constituiu um espaço científico aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e debates sobre ações pedagógicas postas em prática, com o auxílio das novas tecnologias digitais de informação e comunicação.

“Esse resultado vai me incentivar a continuar pesquisando e buscando melhorias para a ferramenta”, explicou Louise Suelen, que está concluindo o curso técnico em Informática.

Para a professora Karine Prado, as tecnologias assistivas, sobretudo informatizadas, é uma forte aliada para a inclusão de estudantes com deficiência visual. “Uma vez que contribuem para maior autonomia destes estudantes e aprendizado mais eficaz”.


Compartilhe:

Comentários: