Estudantes de escolas municipais de São Desidério visitam Parque Fioravante Galvani

Fotos: Arquivo SEMMA e SEDUC

Jackeline Bispo

Alunos da Escola Municipal Maria Francisca da Silva, do Povoado de Pontezinha, tiveram uma aula diferente na tarde do dia 27. Eles saíram bem cedo de casa e viajaram 200 km até o Parque Conservacionista Fioravante Galvani em Luís Eduardo Magalhães. Nas mochilas os livros deram lugar às garrafinhas de água e lanches, no pensamento, a curiosidade e sede de conhecimento.

A visita é uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) e o Parque Galvani, e faz parte da programação da SEMMA em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em 05 de junho. A bióloga e educadora ambiental do Parque, Gabrielle da Rosa, ressalta o objetivo da organização, “para cuidar é preciso conhecer e o Parque Galvani surgiu com este intuito, disseminar o conhecimento sobre o Cerrado e a importância de preservá-lo”, afirma.

Já a professora de Ciências, Iraci Gonçalves lembra a importância do contato direto com a fauna e a flora. “Foi um momento enriquecedor, pois, aqui os estudantes podem vivenciar os conteúdos descritos no livro didático, reforçando o aprendizado, além de despertar neles a importância da valorização do bioma onde estão inseridos”.

É o que confirma o estudante do 6º ano, Carlos Santos. “A visita foi muito boa por ter compreendido a necessidade de cuidar do Cerrado pela sua grande importância, além de ter conhecido vários animais como lobo, bugio, arara-azul, arara-juba, e muitos outros”.

Durante a visita os estudantes e professores percorreram pequenas trilhas pela mata nativa do cerrado, trabalhando temas como conservação, biodiversidade, queimadas, polinização, legislação ambiental, regeneração natural. “Por meio desta visita é possível aplicar na prática os conhecimentos absorvidos em sala de aula e, essa atividade, é um estímulo aos nossos alunos nunca feito antes”, revela o diretor, Willian Neri.

Esta atividade é considerada fundamental para a construção da consciência ecológica e cidadã dos estudantes e surge também como uma oportunidade de lazer para comunidade escolar. “A SEMMA estabeleceu estas parcerias por considerar que a educação ambiental é fundamental para formação de uma sociedade consciente e responsável com o ambiente em que vive”, afirma o secretário João Antônio Linhares.


Compartilhe:

Comentários: