Estudantes matriculados no cursinho Pré-vestibular em São Desidério participam de aula inaugural

FOTO: Ana Lúcia Souza

Ana Lúcia Souza

Estudantes selecionados e matriculados no cursinho pré-vestibular do Programa Universidade para todos, participaram na noite de sexta-feira, 07, da aula inaugural, realizada no auditório da Prefeitura de São Desidério. O programa é uma realização da Secretaria de Educação do Estado por meio das universidades estaduais, sendo na região oeste a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e realizado no município através da parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação (SEDUC).

O evento contou com a presença do prefeito Zé Carlos, da secretária municipal de Educação Iléia Almeida, do diretor da UNEB, Joaquim Pedro, da coordenadora do Pólo, Sandra Guimarães, do gestor do Pólo, Eriksson Sampaio, da coordenadora municipal do cursinho Veralúcia Guimarães Júnior, da representante da APLB Sindicato, Keliane Menezes, do vereador Cleusnélio Santana e dos monitores das disciplinas.

“O nosso compromisso é oferecer uma educação de qualidade e melhorar nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Reformamos 32 escolas e iniciamos construção do Centro Educacional. Além da parte física todo esforço também está sendo feito na parte pedagógica, porque sabemos que a educação é transformadora. Este curso é um incentivo importante para alcançar uma vaga na universidade pública, mas sabemos também que isso depende do esforço de cada um. Boa sorte a todos”, disse Zé Carlos.

“Sabemos que atualmente muitos estudantes estão sendo preparados em cursinhos particulares e São Desidério está tendo a oportunidade de oferecer este cursinho aqui no município. Sabemos a diferença e importância desse momento, mas precisamos estar preparados, pois a concorrência é grande. A secretaria de Educação dará todo o suporte para que alcancemos ao final um bom número de estudantes do cursinho aprovados nas universidades públicas”, afirmou a secretária de Educação Iléia Almeida.

O curso – É um programa preparatório para o vestibular e ENEM com duração de seis meses. No município, as aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h as 22h30 na Escola Municipal Presidente Castelo Branco. Os pré-vestibulandos recebem fardamento, material didático com módulos e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais.

O diretor da UNEB, Joaquim Pedro, explicou sobre o funcionamento do cursinho. “É coordenado pelas universidades do estado, o governo do estado paga os monitores, a Prefeitura disponibiliza a estrutura e a universidade do estado garante a parte pedagógica. Temos um número considerável de alunos que ingressam desses cursinhos para a universidade. O prefeito está melhorando as condições da educação do município e isso é muito bom porque está pensando no futuro. O conhecimento hoje é fundamental, porque é uma questão de ascensão. Conhecimento agrega valor e satisfação pessoal”, disse Joaquim.

“É um projeto que cuida dos alunos que estão terminando ou que já terminaram o Ensino Médio e dá autonomia para escolherem a faculdade que querem entrar. Nossa região tem muitas universidades públicas. O curso oferece suporte administrativo e pedagógico. A parte didática será por meio de quatro módulos disponibilizados, a partir dos quais os professores irão ministrar as aulas, e os cursista serão contemplados com a isenção da taxa de inscrição ao escolher a UNEB ou as outras três universidades estaduais”, explicou o gestor do Pólo do curso, Eriksson Sampaio.

Os monitores das disciplinas foram apresentados. “Esse cursinho preparatório é planejado para permitir uma assimilação eficaz dos conteúdos já vistos pelos cursistas, possibilitando uma atualização e preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior”, reforçou a coordenadora municipal, Veralúcia Júnior.

O cursista Paulo Henrique Conceição pretende ingressar na faculdade de matemática e está entusiasmado com o início das aulas do Pré-vestibular. “Para mim é um momento muito importante porque vai me preparar, pois pretendo alcançar bom resultado no ENEM e vestibular”, disse. “Representa mais conhecimento em relação às matérias complementando o ensino na escola, e um incentivo para o vestibular e a prova do ENEM”, complementou a cursista Andressa Dias.


Compartilhe:

Comentários: