Investidores atentos fazem análise financeira com redação estilo Enem

Investidores estão cada vez mais procurando por fontes confiáveis de conhecimento para auxiliá-los a investir e começar seu patrimônio financeiro. A alta do dólar, as diversas crises político-econômicas no Brasil e no mundo, a rentabilidade real dos investimentos, são motivos para que haja maior busca de treinamentos e cursos em finanças. Esse conhecimento recebido é praticado com o preenchimento de planilhas e gestão dos gastos, mas não supre a necessidade de estar diariamente atento ao mercado.

Uma boa alternativa é praticar a escrita e fazer relatórios da situação financeira pessoal frente aos riscos da economia mundial. Sendo assim, o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem pode servir como fonte de inspiração para essa análise, pois seu estilo de texto dissertativo-argumentativo ajuda o investidor a contrapor opiniões e chegar ou não a uma conclusão. Faz-se um tipo de relato sobre como investir, se é o melhor momento ou não. Alguns bancos e corretoras de valores entregam com imparcialidade esse conteúdo pronto, no entanto, quem é cético quanto ao mercado, vai atrás de construir sua própria análise sobre o assunto.

Pensando nisso, este artigo tem o propósito de ajudar o investidor em como fazer uma boa redação no Enem passo a passo sobre temas atuais que podem impactar o mercado, buscando auxiliar a análise financeira rumo a uma gestão patrimonial eficaz.

Como fazer uma boa redação sobre: impacto da educação financeira na Internet

O texto do Enem deve ser escrito obrigatoriamente em linguagem dissertativa contando com uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, e não mais que 6 ou 7 parágrafos. Para a análise de como fazer uma boa redação sobre internet, o autor precisa citar palavras-chave que se relacionam a suas ideias e desenvolver uma linha de pensamento ao longo do texto. Alguns exemplos:

  1. Citar principais fontes de educação financeira acessíveis na Internet; (livros, frases, personalidades influentes)
  2. Citar órgãos de referência e instituições que contribuam para o crescimento de seu patrimônio. (Banco Central, CVM, agências reguladoras)

Cuidados especiais devem ser tomados durante a escrita. São eles:

  • Ler os textos de apoio com atenção (caso o investidor queira buscar fontes prévias) e organizar as ideias em um breve rascunho ou nuvem de palavras, escolhendo uma direção para argumentar;
  • Redigir o texto com coesão e coerência;
  • Não fugir do tema;
  • Articular as ideias com fluidez;
  • Evitar gírias, arcaísmos e erros, revisando o texto com padrão de excelência.

Como fazer uma boa redação sobre: impactos da COVID-19 na Economia

O panorama atual expõe a urgência de produção e a falta de vacinas, o aumento do desemprego em diversos países, mesmo os que adotaram algum tipo de auxílio monetário emergencial. As economias estão fortemente atreladas ao momento e as decisões políticas de cada Governo, se não há fornecimento de vacinas, culmina em mais pessoas infectadas, se não há apoio financeiro para negócios de pequeno e médio porte, estes irão fechar as portas e despedir seus colaboradores, afetando toda uma cadeia de stakeholders e as famílias que dependem do emprego para sobreviver.

No entanto, é imprescindível notar que pode haver valorização de ações e crescimento da economia após o período de pandemia passar, visto que vários comércios vão reabrir junto a força do delivery de comida, roupas e outros objetos, e podem encontrar oportunidade de crescimento.

Extra: Como escrever sobre crise econômico-política na redação do Enem

O ‘pulo-do-gato’ está na cautela que o investidor precisa ter ao abordar qualquer tema, neste caso, dando preferência ao discurso imparcial, em 3ª pessoa e sem citar nomes de políticos. Equilíbrio e boa argumentação são a chave para uma análise inteligente.

 


Compartilhe:

Comentários: