Município oferece capacitação para processo seletivo que irá nomear diretores da rede municipal de ensino

Murillo Campos

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, através de uma série de reuniões realizadas entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual, junto com o Sindicato dos Servidores Públicos e Sindicato dos professores, informa novidades e melhorias na educação municipal.

Algumas novas regras foram compostas e já aprovadas também pela Câmara Municipal, com o intuito de procurar possíveis melhorias na educação da cidade, principalmente na condução e direção das unidades escolares espalhadas pela sede e interior.

De acordo com a nova lei, já aprovada por todas as partes e em vigor, os diretores da rede municipal de ensino não serão mais nomeados pelo gestor, mas sim por um processo seletivo, com votação do colegiado, para que assim a escolha seja democrática.

Essa conduta foi de interesse e uma ação que a Prefeitura Municipal buscava, para que as escolas possam andar de acordo com quem está na vivência do dia a dia, como alunos, pais de alunos e professores.

Mas para isso, a Prefeitura Municipal fez esforços para que o projeto tivesse a certeza de sucesso, e assim contratou no valor de R$ 443.707,26 (quatrocentos e quarenta e três mil, setecentos e sete reais e vinte e seis centavos) já publicado no Diário Oficial, e começou um convênio com a Universidade Estadual da Bahia – UNEB – tendo como objetivo uma cooperação para o desenvolvimento pessoal, a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão, capacitando a nível especialização Latu Sensu em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica, 120 profissionais servidores da rede para a prática profissional e avançada de procedimentos e processos institucionais.

Ou seja, de acordo com o novo decreto e a nova organização que beneficia o ensino em Bom Jesus da Lapa, apenas diretores que estarão no processo de treinamento através da pós-graduação na UNEB, poderão se dispor para a candidatura ao processo seletivo por votação para o cargo de diretor das escolas.

O convênio da UNEB com a Prefeitura é benéfico para todos, tanto para professores quanto os alunos, que terão juntamente com os professores e os pais, a responsabilidade de escolher o diretor ou diretora de sua escola. Sendo assim, já houve a abertura de edital de seleção com apresentação de projeto para a pós-graduação que a UNEB oferece neste convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

A pós-graduação durará dois anos, e para aqueles aptos a concorrer ao cargo de diretor será obrigatoriamente necessário fazer o curso nível especialização Latu Sensu em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica e para tomar posse do cargo na diretoria da escola é necessário ter cursado ou estar cursando o treinamento.

 


Compartilhe:

Comentários: