Núcleo de Cidadania dos Adolescentes debate sobre cidadania em encontro

  • Texto e fotos: Divulgação/Ascom
    A equipe da Assistência Social que atua na articulação do Selo Unicef de Formosa do Rio Preto realizou mais um encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) na última segunda-feira (24), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes 55 adolescentes, entre 12 e 17 anos de idade, que são estudantes do Colégio Municipal Joaquim Alexandre da Silva Filho.
    O encontro teve como objetivo discutir o estudo escolar como caminho de desenvolvimento social dos adolescentes, pois amplia as possibilidades de compreensão da realidade complexa e contraditória. Com uma visão de mundo em desenvolvimento os adolescentes são instigados a protagonizar ações que viabilizam vivências de cidadania.
    Durante a reunião os adolescentes propuseram ações como plantio de árvores, grêmio estudantil, inclusão em oficinas culturais e esportivas, convidar outros adolescentes para participar do Nuca e se dedicarem ao estudo.
    Ainda nessa perspectiva, a articuladora do Selo Unicef em Formosa, Maria Anália Miranda, estimulou em cada adolescente a capacidade de sonhar de projetar um futuro com acesso à universidade pública, mercado de trabalho, qualidade de vida familiar. “Afinal, como diz o filósofo Onnete ‘temos de ter sonhos, quem não tem sonhos, tem muito pouco’”, referenciou.
    A avaliação dos adolescentes foi positiva com programação diversificada: filme, dinâmica com balões, lanche natural e debate.
    De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, Edilberto Barreto, a meta é proliferar Núcleos de Cidadania e criar uma Rede de Cidadania de Adolescentes para se articularem entre si, pensarem ações e propostas para elevar a cidadania dos adolescentes de Formosa do Rio Preto.


    • Compartilhe:

    Comentários: