Prefeitura e PRONATEC abrem novos horizontes

CAM00220essa

Aplicador de revestimento cerâmico e armador de ferragem são os cursos oferecidos

Pedro Nunes

Prefeitura de Riachão das Neves, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, (PRONATEC) promovem cursos de aplicador de revestimento cerâmico e armador de ferragem. As aulas práticas para os cursos estão acontecendo na sede da secretaria e no prédio do CRAS. Cada curso tem a carga horária de 200 horas, e a formatura está prevista para o mês de março.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, e busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

O que está chamando a atenção em Riachão das Neves é o grande número de mulheres participantes dos cursos. Elas ainda são minoria no mercado da construção civil, no entanto, aos poucos vêm conquistando espaço e deixando de lado o rótulo de sexo frágil, provam que estão dispostas a colocar a mão na massa e buscar um futuro melhor para elas e suas famílias.

Os números comprovam. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) o número de mulheres empregadas no setor da construção no estado saiu de 3.788, em 2002, para 14.176, em 2013, o que significa alta de 274% no período.

“Estou neste curso aperfeiçoando o meu trabalho, pois já tenho certa experiência na área, no entanto, com o curso aprendi muitas coisas que ainda não sabia. O curso significa crescimento em nosso dia a dia. E o que nos deixa mais contente ainda é saber que no final receberemos um certificado que comprovará nossa experiência com o trabalho”, disse  Sheiton Benício, aluno do curso de  armador de ferragem.

“O curso do Pronatec vem para enriquecer a região, o nosso objetivo é trazer algo que tenha utilidade na cidade, pois, tem que existir a demanda, para que o SENAI juntamente com a Prefeitura, que é a solicitante, trazer os cursos. O futuro desses formandos é trabalhar na área, mesmo que não seja numa empresa fichado ou contratado, mais, em uma reforma como profissional ou até mesmo em construções”, frisou Marcus Delazzeri, professor dos Cursos.


Compartilhe:

Comentários: