Professores e escolas ganham prêmio por práticas inovadoras

Trinta professores e 27 escolas públicas de todo o país receberam ontem dia, (3) os prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar, que têm o objetivo de valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica e as boas práticas de gestão nas escolas.

Neste ano, os prêmios Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e o Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), foram unificados na Iniciativa Educadores do Brasil. Os professores premiados receberam R$ 7 mil e um troféu. Um professor de cada categoria – creche, pré-escola, ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º a 9º anos e ensino médio – foi destacado como referência e recebeu mais R$ 5 mil. Duas professoras foram escolhidas para participar do revezamento da tocha olímpica, no ano que vem.

A professora Darlete Nascimento, de Boa Vista, que representou os docentes, disse que os profissionais vão retornar aos estados com um desejo ainda maior de melhorar seu trabalho. “O sonho, a ousadia, a fé na educação, além de outras motivações, foram traduzindo o sentimento de todos nós, que nos impulsionou a realizar nossos projetos, pois acreditamos em uma educação que promova uma sociedade mais justa e mais ética”.

A diretora da Escola Doutor Viriato Mascarenhas Gonzaga, em Curvelo, Minas Gerais, Janete Brito, falou em nome dos gestores premiados. “Não queremos lavar as mãos, queremos usar todos os nossos sentidos para mostrar que a educação pública de qualidade é possível”, disse ela.

Neste ano, o Prêmio Professores do Brasil teve 11.812 participantes, com a seleção de 30 projetos que apresentaram melhoras nos indicadores educacionais de acesso, permanência e rendimento dos estudantes. Do total de 7.810 escolas inscritas, 22 foram selecionadas como destaques estaduais e outras cinco como destaques regionais, entre as que apresentaram boas práticas e incentivaram, o aprimoramento dos processos de gestão e a promoção da troca de experiências entre gestores.

O secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, destacou que os avanços na área da educação nos últimos anos foram alcançados graças à dedicação e ao comprometimento de professores e diretores. “Se, nos próximos 10 anos, chegarmos às metas qualitativas e quantitativas do Plano Nacional de Educação, com certeza seremos um outro país. E isso só será feito com a dedicação dos professores, diretores e funcionários da educação.”

Entre os parceiros da premiação estão a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de empresas como Votorantim e Gerdau e instituições como a Fundação Itaú Social e os institutos Unibanco e Natura.

Fonte: Agencia Brasil


Compartilhe:

Comentários: