Secretaria de Educação de São Desidério segue com atividades do Programa Formação pela Escola

Foto: Jackeline Bispo

Jackeline Bispo

A Secretaria de Educação realizou na sexta-feira, 14, mais uma etapa da capacitação do Programa Formação Pela Escola (FPE). O módulo estudado, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) conta com a participação de vários agentes do setor, entre eles, gestores escolares. “É um momento importante para nós, principalmente os novatos, porque precisamos atualizar algumas informações e conhecer o funcionamento do PDDE”, comenta o gestor da escola Maria Francisca da Silva do povoado de Pontezinha, Wilian Neri.

Em cada módulo acontece dois encontros presenciais, quando é apresentada a metodologia do programa e apresentação da atividade final. O FPE é um programa de formação continuada que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Ana Cláudia Soares, entender o tema proposto é de fundamental importância. “Precisamos conhecer esse programa e como aplicá-lo de maneira responsável para garantir o uso efetivo dos valores”, confirma.

A tutora do FPE, Simone Silva explica que alguns agentes educacionais já tinham participado da formação anteriormente, mas à época, não houve continuidade. “Quando se trata de participação cidadã e controle social, é necessário que atores e público-alvo dominem dados e informações correlatas para estarem, ativamente, participando, conhecendo, enfim, exercendo plenamente seu papel em sua comunidade”, conclui.

O curso segue com novos módulos que abordam programas do FNDE. A secretária de Educação, Iléia Almeida lembra que apropriar-se do conteúdo é muito importante a toda comunidade escolar. “A formação não está restrita a setores da Secretaria de Educação, das escolas, conselhos, sindicatos, demais órgãos públicos diretos ou indiretos. Todo cidadão que queira conhecer e participar, está apto como cursista”, informa.


Compartilhe:

Comentários: