Solenidade marca início das aulas do Programa Jovem Aprendiz Rural

As novas turmas iniciam com 52 jovens matriculados no curso de Supervisor Agrícola

52 jovens irão vivenciar experiências únicas no campo

Ascom SPRB

A solenidade de abertura das aulas do curso de Supervisor Agrícola, do Projeto Jovem Aprendiz Rural iniciaram nesta quinta-feira (16), na Fazenda Modelo Paulo Mizote, localizada na saída para Angical, no projeto irrigado da CODEVASF.

A grade curricular para a formação técnico-profissional é estabelecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e segue o calendário agrícola. Os 52 jovens matriculados nos turnos matutino e vespertino terão a oportunidade de serem profissionais capazes de desenvolver habilidades humanas e, aptos à resolução de conflitos do cotidiano profissional. Além de adquirir conhecimentos de Comunicação Oral e Escrita, Matemática, Competência Interpessoal e Integração no Trabalho e Cidadania, Gestão e Empreendedorismo, além das aulas práticas de Controle da Produtividade, Controle da Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), os jovens que ingressaram nas novas turmas tem a oportunidade de obter uma formação profissional e de fazer parte do desenvolvimento do agronegócio da região Oeste da Bahia. “Os cursos oferecidos no Programa Jovem Aprendiz Rural oportunizam o aperfeiçoamento do perfil dos profissionais que precisamos no segmento do agronegócio. Estamos iniciando a nona e a décima turma, com 52 jovens que irão vivenciar experiências únicas no campo, além do primeiro emprego, de acordo com as leis trabalhistas.”

O programa foi criado em 2013 e atende à Lei 10.097/2000, cujo texto determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de aprendizes. Dos 178 jovens matriculados 144 concluíram o curso e atualmente 67 estão em formação.

Presente no evento, o secretário municipal de Agricultura José Marques, pontuou a importância do programa para a sociedade e para a agricultura. “A capacitação que esses jovens aprendizes recebem por meio da Fazenda Modelo Paulo Mizote é de grande valia para esse público alvo. É um trabalho dignificante, já que possibilita instruir esses novos aprendizes ao mercado de trabalho de forma a promover para sociedade cidadãos que além da capacidade técnica tenham responsabilidade socioambiental. E já que muito desses jovens tem suas raízes no campo, ligados a agricultura familiar, esses poderão se tornar agentes transformadores desse modelo de agricultura fortalecendo a permanecia do homem no campo”. Participaram ainda a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, os secretários de Meio Ambiente – Ailton José da Silva e de Educação – Kátia Alencar.


Compartilhe:

Comentários: