Cármen Lúcia assume a presidência do Supremo Tribunal Federal

ministra-carmen-lucia

Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF

Fonte Uol Noticias

A ministra Cármen Lúcia tomou posse da presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde desta segunda-feira (12). Ela comandará a mais alta Corte da Justiça brasileira durante o biênio 2016/2018 e também acumulará a presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O ministro Dias Toffoli tomou posse do cargo de vice-presidente do Supremo.

Mineira de Montes Claros, Cármen Lúcia Antunes Rocha tem 62 anos, formou-se em Direito na PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), em Belo Horizonte, e é autora de livros jurídicos. Ela ocupa uma das onze vagas da Corte desde 2006, quando foi nomeada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A magistrada, que quer ser chamada “presidente“, e não de “presidenta“, substitui no comando do STF o ministro Ricardo Lewandowski, que comandou no Senado o julgamento do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Lewandowski enfrentou o desgaste de reivindicar aumento de salários para a categoria. Cármen, ao contrário, é conhecida pelo discurso a favor da austeridade e evita badalação. “Não gosto muito de festas, de nada disso. Eu gosto é de processo”, afirmou na última terça-feira (6).

Ela foi a primeira mulher a se tornar presidente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e torna-se a segunda a presidir o STF – Ellen Gracie foi a pioneira no cargo (2006-2008).

A cerimônia de posse realizada no Supremo contou com a presença de políticos e autoridades, como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney e o presidente Michel Temer (PMDB). O cantor e compositor Caetano Veloso cantou no hino nacional no início da cerimônia.

Nos dois primeiros julgamentos sob a condução de Cármen, na quarta e na quinta-feira, o STF decidirá se o Estado é obrigado a fornecer medicamento de alto custo a portador de doenças graves e se mulheres têm direito a 15 minutos de descanso antes das horas extras.


Compartilhe:

Comentários: