Samarco apresenta soluções para recuperar áreas devastadas pela lama

Jornal Hoje teve acesso exclusivo ao plano de recuperação.
As primeiras soluções são para controlar o vazamento de lama.

Foto: Reprodução

O Jornal Hoje teve acesso, em primeira mão, ao plano de recuperação das áreas devastadas pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. O Ibama começa a analisar o documento na tarde desta terça-feira (19).

O documento, com 80 páginas, traz mapas e fotografias dos locais atingidos entre Minas Gerais e o Espírito Santo. As primeiras soluções apresentadas pela Samarco são para controlar o vazamento de lama. As fotos mostram que a empresa está construindo diques filtrantes entre as barragens e o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Os diques formam barreiras onde o rejeito de minério se deposita e fica retido. A ideia é permitir que passe apenas a água da chuva.

A mineradora também está fazendo obras para tentar acabar com uma erosão dentro da Barragem de Fundão, que se rompeu em novembro, e segurar os vinte milhões de metros cúbicos de rejeito que ainda estão lá.

Além disso, a empresa plantou 200 hectares com sementes de leguminosas e grama, que já estão crescendo e também ajudam a segurar os rejeitos. “A gente tinha uma dúvida muito grande se seria efetivo qualquer plantio em cima de verdadeiras pilhas ou praias de rejeito e estamos tendo aí uma grata surpresa, já com áreas germinadas, com plantas já com algum tamanho e com raízes de até um palmo”, diz Marcelo Belisário, superintendente do Ibama.

O Ibama criou um grupo para estudar o plano feito pela Samarco. Quinze técnicos especialistas em águas, solo, fauna e flora vão se encontrar para analisar o documento e concluir se as soluções apresentadas estão dentro dos critérios de recuperação ambiental.

Para o Ibama, o documento não está completo. “Nós basicamente folheamos o documento e constatamos que se trata de um documento preliminar, que visa mais as ações iniciais e controlar as fontes de liberação de sedimento, que estão em curso até hoje”, alerta Marcelo.

Segundo a Samarco, o documento entregue ao Ibama é parte de um plano maior, que envolve a comunidade, o meio ambiente e todas as atividades das áreas afetadas. A empresa diz que que o plano pode ser adaptado, ou seja, as próximas decisões vão ser baseadas nos resultados das atividades que estão sendo implementadas agora.

Fonte: G1/Jornal Hoje

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/01/samarco-apresenta-solucoes-para-recuperar-areas-devastadas-pela-lama.html


Compartilhe:

Comentários: