Angical celebra festa da padroeira

Festa da padroeira, Nossa Senhora de Sant’Ana traz atrações variadas programação religiosa e cultural

DSCN8601

Texto e fotos: Jayme Modesto

A Prefeitura de Angical, no Oeste baiano, realizou de 24 a 26 de julho festa em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora de Sant’Ana , que é celebrada no dia 26.

A tradicional comemoração, que é realizada há mais de 200 anos no município, reuniu na Praça da Matriz, Durval Merindo Bandeira Coité, famílias e fiéis que têm em sua programação religiosa e festiva, novena, missas, procissão, além de shows e outras atividades. A novena dedicada à Santa foi celebrada durante nove dias na paróquia, antecedendo ao dia de Sant’Ana, com início no dia 16.

Este ano, o tema do novenário foi “Com Nossa Senhora Santana somos igreja a serviço de um mundo melhor”. Dentro deste tema foram desenvolvidos sub temas para cada noite, foram nove dias de escuta e meditação à palavra de Cristo. Durante esse período também ouve leilões de gado ofertados pelos fazendeiros locais, com renda revertida para a paróquia que completou 205 anos de existência.

As comemorações foram encerradas no dia 26 com uma procissão pelas ruas da cidade, a benção do santíssimo e missa campal celebrada pelos padres Filipe e Paulo Sérgio da Câmara, pároco da cidade, tendo continuidade com a festa de largo como é denominada.

DSCN8610

DSCN8603

Festa da Padroeira traz atrações variadas

Para animar a festa, os shows musicais não podiam faltar. As atrações se apresentavam sempre à noite, para fechar as comemorações religiosas.

Bandas como Os Clones, Marquinhos Bahia, Alan Júnior, Turma da Bregadeira, Bota Rasgada, Janderson & Banda, 100 párea e Baião de 2 animaram o público nos dias de festas.

Um grande público prestigiou os festejos este ano, enchendo as ruas de alegria, fé e devoção à Santana. De acordo com os organizadores, a festa também movimentou o comércio local.

O prefeito de Angical, Leopoldo Neto, o presidente da Câmara de Vereadores Carlos Rocha, vereadores e secretários de governo, também marcaram presença nos eventos.

O evento foi promovido pela Prefeitura através da secretaria de Cultura Esporte e Lazer, em parceria com a Paróquia de Santana. Os festejos também fez parte do aniversário da cidade, que completou 125 anos de emancipação política no dia 05 de julho.


Compartilhe:

Comentários: