Após Negócio a Negócio, empresário de Bom Jesus da Lapa aumenta faturamento

Ajustes simples ajudaram o dono da empresa Auto Elétrica Pessoa no planejamento financeiro de sua empresa

Cheilla Gobi

negocio-a-negocio-menortextoA Auto Elétrica Pessoa, microempresa que atua no setor de comércio varejista em eletrônica automotiva, tinha dificuldades no planejamento financeiro. Mas desde que o empreendedor Gilberto Filho conheceu as diversas capacitações do Sebrae, através do Programa Negócio a Negócio, a história é outra.

A empresa funcionou entre 1989 e 2008 no município de Riacho de Santana, Oeste da Bahia. Após cinco anos fechada, o empresário decidiu reabrir a loja em 2013, em Bom Jesus da Lapa. Preocupado com a organização das finanças, ele logo aderiu ao Programa Negócio a Negócio, recebendo três visitas em 2013 e mais três no ano seguinte. “Eu conhecia as informações necessárias para fazer este planejamento, mas não colocava em prática, nem mesmo o controle de contas a pagar e a receber era feito”, conta Gilberto.

Após se aprimorar, o empreendedor garante que o resultado apareceu. Hoje, por exemplo, antes de baixar as portas e ir para casa, o empresário confere tudo que foi pago e recebido, e checa com o dinheiro do caixa. “O Negócio a Negócio mudou totalmente, e para melhor, a minha empresa. Eu nunca coloquei em prática a parte de finanças. Esse setor era muito desorganizado, com boletos atrasados, funcionário sem pagamento e falta de estoque. Hoje, minhas contas são pagas em dia e consigo manter o estoque da empresa, conquistando mais clientes e lucrando mais”, comemora Gilberto, garantindo um aumento de faturamento em cerca 15%.

O empresário conta ainda que o programa desenvolveu o potencial da empresa e trabalhou para melhorar os pontos fracos. Para isso, ele recebeu a visita do Agente de Orientação Empresarial, Max Vinícius Silva. Além do controle financeiro, outras mudanças foram implementadas, como a contratação de um estagiário. De acordo com Silva, após a terceira visita e de uma consultoria financeira gratuita ministrada pelo Sebrae, o empresário já estava controlando as finanças e planejando o orçamento.

tetxo

Agente de Orientação Empresarial, Max Vinícius Silva e o empreendedor Gilberto Filho

O programa

A técnica do Sebrae Barreiras, Thyala Pinheiro, explica que o Negócio a Negócio é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial, que oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas. “A finalidade é auxiliar os empresários nas principais dificuldades de gestão do seu negócio”, conta Thyala. “O atendimento é realizado por um Agente de Orientação Empresarial, que realiza visitas à empresa e aplica um diagnóstico de gestão básica, abrangendo questões de mercado, finanças e operação. Em seguida, ele sugere soluções para melhoria do negócio”, detalha.

Em 2014, no Oeste da Bahia, somando as duas ações do Negócio a Negócio – o Atendimento Territorial, que atua em 26 cidades, e o Território da Cidadania do Velho Chico, que abrange 16 municípios –, foram realizados mais de 10 mil atendimentos (in loco nas empresas).

Mais informações sobre o Negócio a Negócio podem ser obtidas nos pontos de atendimento do Sebrae em Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Serviço

Sebrae Barreiras – na Avenida Benedita Silveira, nº 132, Edifício Portinari, Centro. Telefones: (77) 3611-3013/4574.

Sebrae Bom Jesus da Lapa – Rua Guanabara, nº 395, Edifício Abílio Bastos, 1° Andar, Sala 4, Centro. Telefone: (77) 3481-1016.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

(71) 3320-4558 / 3042-3880 / 9222-1612 / 8263-0835

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia


Compartilhe:

Comentários: