Barra ilustrada em pinturas, fotografias, desenhos e poemas

Será lançado pela Prefeitura Municipal da Barra no dia 14 de novembro de 2013, às 19h, no Centro Cultural Avelino Freitas o livro de arte “Ilustrações da Barra”.

Trata-se de mais um projeto do pintor Otoniel Fernandes, que reuniu suas pinturas inspiradas na Barra, com as fotografias de Eduardo Peixoto e desenhos de Fernando Queiroz.

Os artistas fizeram várias expedições pelos quatro cantos do município, trabalhando nesse projeto desde 2008. Otoniel, porém, já visitou a Barra em 1999. E levou sua primeira exposição na cidade em 2001.

Visitaram os famosos Brejos da Barra, percorreram toda extensão dos Rios Grande e São Francisco até as divisas do município, adentraram pelas dunas, veredas, sertões e serras visitando muitas comunidades e distritos em busca das mais belas inspirações.

O resultado dessa missão artística capitaneada por Otoniel, pode ser agora conferido num livro de luxo, extremamente colorido, com 180 páginas.

A obra faz uma homenagem ímpar ao Município, e ainda presta um tributo ao grande poeta e artista barrense, Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira (1906-1974), pois reúne seus mais emocionantes poemas que cantam a terra natal.

Com os poemas de Dr. Deocleciano (como carinhosa e dignamente era chamado pelo povo barrense), Otoniel conseguiu uma proeza admirável, uma inversão lírica: as palavras ilustram as imagens…

A Introdução do livro ficou a cargo do professor Sócrates Nascimento, que concede uma brilhante aula sobre a Barra e seus grandes filhos que marcaram a história do país e da região.

O livro tem a Apresentação de Dom Luiz Cappio que ressalta a arte como um instrumento santo numa luta lúcida pelos rios e pela natureza.

O prefácio do Deputado João Leão está carregado de afetos, com suas reminiscências acerca da sua ligação com esse município desde a tenra idade.

O projeto do artista foi patrocinado através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura.

Serviço: Livro “Ilustrações da Barra”.

Lançamento e sessão de autógrafos: 14 de novembro de 2013 (quinta-feira), às 19 horas. No Centro Cultural Avelino Freitas, Barra – BA. Fone: (74) 3662 3985.

No Lançamento serão sorteados 10 livros entre o público presente. O livro será vendido a R$ 40,00.

Haverá exposição com pinturas, fotografias, desenhos e poemas que compõem o livro. A exposição ficará em cartaz no Centro Cultural até o dia 29 de novembro. Entrada Franca.


Compartilhe:

Comentários: