Brejolândia: Fiéis participam do encerramento dos festejos de São Sebastião em Ponta D’agua

DSCN1383
Jayme Modesto

No povoado de Ponta D’agua, em Brejolândia, a Igreja Católica realizou uma grande festa em homenagem ao santo padroeiro do povoado, São Sebastião. Na quarta-feira (21), data que comemora-se o dia do santo protetor, centenas de pessoas participaram da missa em ação de graça ao santo. Com muita devoção e fé os fiéis fizeram orações pedindo proteção e agradecendo as bênçãos recebidas.

A missa foi celebrada na igrejinha do povoado que foi celebrada pelo padre Manoel Aparecido, auxiliado pelo Diácono Leandro e o seminarista Robinho. Na homilia o padre fez uma retrospectiva da vida de São Sebastião, falou a importância da comunidade ter participado de mais um evento católico, que a cada ano aumenta mais o número de devotos, principalmente pelo fato de que existem milhares de fiéis que são devotos do santo na região.

A programação festiva do evento foi organizada pela Prefeitura de Brejolândia, criando uma ótima estrutura no povoado com calçamento de rua, implantação do calçadão para a realização da festa profana, além de uma pracinha gramada. Foram dois dias de muita alegria e descontração, com a animação das bandas: Quebra-Ê da Bahia, Meninos do Oeste, Banda Perfil e Leila & Banda.

O prefeito Gilmar Ribeiro, o Mazim, teve presença marcante nos dois dias da festa, acompanhado dos vereadores, secretários municipais e lideranças políticas do município e da região.

DSCN1360
São Sebastião
Sebastião nasceu na França em meados do século II. Com a família, ele se mudou para a Itália e passou a integrar a guarda do Império Romano. Convertido ao Cristianismo e ferrenho defensor de sua fé, despertou a ira do imperador Diocleciano, que empreendeu sangrenta perseguição aos cristãos.

Ao afirmar diante do imperador ser temente a Cristo, o jovem soldado foi amarrado em um tronco e atacado com flechas pelos arqueiros da guarda. Dado como morto, teve o corpo abandonado no local de seu primeiro martírio. Foi salvo por uma mulher, reconhecida pela Igreja Católica como Santa Irene. Ela percebeu que ele estava vivo ao recolher o corpo para prepará-lo para o enterro.

Recuperado, Sebastião se apresentou diante do imperador e novamente reafirmou a sua fé. Diocleciano determinou a sumária execução do servo, então proclamado traidor. Espancado até a morte, o beato teve o corpo jogado em uma vala. Atualmente, seus restos mortais estão enterrados na catacumba que leva seu nome, em Roma.

DSCN1291 DSCN1350 DSCN1369 DSCN1307

DSCN1390 DSCN1393


Compartilhe:

Comentários: