Coopeb e cooperados mudam a realidade dos moradores de Barreiras

Ascom

1402318286716-voluntariadoA Coopeb, Cooperativa Educacional de Barreiras, prepara uma programação especial de atividades educativas e serviços para beneficiar os moradores da cidade. A ação faz parte do “Dia de Cooperar”, também chamado “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB,  esse movimento de transformação social atualmente conta com a adesão de 26 estados e é realizado por quase 900 cooperativas Brasil afora.

Este ano, a Coopeb se mobiliza com três ações: arrecadação de leite em pó, uma caminhada educativa e uma grande festa na praça da cidade, realizada no dia 18 de julho.

O projeto de arrecadação de leite em pó começa no dia 18 de maio. Durante 60 dias, a ação transforma a cooperativa em um ponto de coleta. A arrecadação deve beneficiar quatro entidades: Lar do Emanuel, Abrigo do Idoso, Lar Batista Davi Gomes e Creche da Dona Terezinha. Também contribuem na campanha outras três cooperativas: Cobahia, Codeagro e Cooperalfa.

No segundo projeto, alunos e funcionários da Coopeb farão uma caminhada no centro da Barreiras, no dia 17 de junho. Durante a mobilização, os cooperados vão distribuir lixeiras automotivas e panfletos sobre o cooperativismo. “A caminhada mostra à população a importância do cooperativismo.  As lixeiras também servem como incentivo ao cidadão para manter a cidade limpa”, diz Edilaine Carvalho, diretora pedagógica da cooperativa.

Na praça Castro Alves, cooperados e familiares montarão dez estandes com diversos serviços para a população. A festa será realizada no dia 18 de julho. Os alunos distribuirão cachorro quente, pipoca e algodão doce ao público. Advogados, médicos, e outros profissionais de saúde vão estar à disposição, prestando atendimento. A programação conta ainda com salão de beleza, doação de animais, uma unidade móvel do Programa Bolsa Família e muitos outros serviços. Para esse projeto, já estão inscritos mais de 100 voluntários.

Por dentro do Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) éum movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo épromover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano foi escolhido o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. A escolha nãoéaleatória, pois a data tem como tema em 2015 “Escolha cooperativismo, escolha equidade com o objetivo de chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperatistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop** em seu estado.

O Sistema OCEB é formado pela integração das entidades de representação, defesa e promoção do cooperativismo no estado da Bahia: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia (Sescoop/BA).

Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

Serviço: Para contribuir com donativos, entrar em contato:

Arrecadação de leite em pó

Data: 15 de maio a 17 de junho
Pontos de Coleta: Coopeb

Endereço: Rua Gileno de Sá Oliveiro, 268 – Barreiras – BA, 47800-000

Horário: 07h às 18h

Voluntariado na praça Castro Alves

Data: 18 de julho

Ponto de Inscrição: Coopeb

Horário: 08h às 12h;

Edilaine Carvalho: (77) 3611-5928;

Email: pedagogico@coopeb.g12.br


Compartilhe:

Comentários: