O papel do psicólogo foi tema de discussões na Câmara de Vereadores

IMG_1036texto

                                                                                                                                                FOTOS/Ascom Câmara

Da Redação com informações da assessoria da Fasb

 

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil, o Dia do Psicólogo, profissão regulamentada através da Lei 4.119/64, nesta mesma data, no ano de 1964. E em comemoração ao dia do profissional, o coordenador de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Cristian Morales ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira 26, para falar sobre a contribuição do psicólogo para a sociedade.

A importância da qualificação profissional para que a Psicologia seja exercida com empenho e compromisso foi um dos pontos destacados pelo coordenador. Na oportunidade, ele ainda prestou contas à população do trabalho desenvolvido pelo curso da FASB. Segundo o coordenador, hoje em Barreiras, 27 instituições públicas e privadas entre escolas, hospitais, postos de saúde, recebem o atendimento de estagiários concluintes e professores supervisores.

O curso oferece ainda atendimentos gratuitos a população do município e de cidades vizinhas na Clínica Escola de Psicologia (CEPSI), local de atividades acadêmicas que une a formação do profissional e assistência à população com acompanhamentos ininterruptos. Semanalmente 80 pessoas recebem apoio e cuidados em um espaço especializado e moderno.

A coordenação de Psicologia está com uma extensa programação em comemoração ao dia do profissional. Com ações sociais e educativas em escolas, hospitais, postos de saúde e ações de mobilização em praças da cidade. O encerramento será dia 1º de setembro com a palestra (In) Disciplina – Construção e Realidade, destinada a pais e professores da Escola Municipal Aprender Feliz.

IMG_1117

O profissional de psicologia

O Dia do Psicólogo foi criado para reforçar ao profissional, a necessidade de estar sempre atento à responsabilidade que sua atividade apresenta. O profissional de psicologia como o próprio nome da teoria sugere é um conhecedor da mente humana.

Cabe ao psicólogo estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção.

A psicoterapia tem como objetivo acolher a demanda do indivíduo ou família proporcionando estratégias a partir da utilização de métodos e técnicas para o enfrentamento de dificuldades.

O bacharel em psicologia pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários, em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares, e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do individuo.

Esse profissional deve ser cauteloso e muito compreensivo, pois está sempre lidando com pessoas, seus sentimentos, problemas, e anseios.

Acadêmicas do curso de Psicologia participaram do evento

Acadêmicas do curso de Psicologia participaram do evento

IMG_1024


Compartilhe:

Comentários: