Perdemos a capacidade de nos indignarmos

Jayme Modesto

jayme

É inegável que o Brasil passa por um período nebuloso na sua história, pois uma nuvem negra paira a cabeça de cada brasileiro de bom-senso e que não aceita digerir a situação atual da ética, da moral e do patriotismo mergulhados na podridão. Enquanto a Justiça e a Constituição se esfacelam cada vez mais, diante da ingerência do governo nos demais poderes – mantendo manietados e amordaçados os que têm o dever pátrio de garantir a ordem e o respeito às instituições – não mais poderemos esperar a priori o tão almejado desenvolvimento desta grande nação. É o fim do “país do futuro”.

O que presenciamos ontem em rede nacional com as revelações e confirmações da toda poderosa Graça Foster, envergonha a todos nos brasileiros. E mais vergonhoso ainda, é a desfaçatez de alguns senadores do “sistema”, tentando defender o indefensável.

Questiona-se por que no Brasil existe tanta corrupção sem que existam os correspondentes corruptores e corruptores. Porque, mesmo existindo, só podem ser assim tachados quando julgados e condenados. E rarissimamente o são! O transgressor, ganham fortunas ilícitas, paga milhões para os mais ilustres advogados, que por suas competências ou por terem comprado elevados cargos são reverenciados e, por vezes, temidos por aqueles que julgam. Assim é no caso do mensalão. Com esta poderosa tropa pressionando com “competência” os ministros, mais uma safra de corruptos e corruptores impunes foram colhidas pelo STF.

Nossos claudicantes e desonestos representantes que se intitulam de “líderes políticos” são moralmente, desprovidos de ética, moral e bons costumes. Recursos públicos circulam por contas de congressistas. Hiperfaturamento em praticamente todos os negócios com o governo, em todas as áreas, garante eleições e enriquecimento ilícito. As poucas investigações se encerram em CPI´s que nunca dão em nada. A impunidade é total. E, pior, não estranhamos. Aceitamos tudo com passividade, parece que estamos perdendo á capacidade de nos indignarmos com tanta bandalheira. Onde vamos parar? Quando haverá um basta nisso todo?

É evidente que alguns dos muitos chamados representantes do povo já não possuem qualquer condição moral para representá-lo. Eles estão onde estão para locupletarem-se do cargo, em todos os significados que a palavra pode abranger. Com arrogância, cinismo, petulância, deboche, desaforo, desfaçatez e desvergonha, menosprezam e achincalham o povo, em busca de poder e riqueza pessoais. Até quando suportaremos viver sob essa ótica de democracia?

Um estudo realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp- Federação das Indústrias de São Paulo revelou os prejuízos econômicos e sociais que a corrupção causa ao País. O valor chega a R$ 69 bilhões de reais por ano.

As denúncias de corrupção vêm de todos os cantos do país e de todos os setores – públicos e privados. Denunciadas em parte pela imprensa, em parte por setores privados fiscalizadores. Imaginam o prejuízo que este montante de dinheiro causa em setores fundamentais, como educação, saúde, infraestrutura, habitação e saneamento.

A tendência infelizmente é que sempre vamos estar estagnados num mesmo posto, a oportunidade do país se desenvolver é sugada pela rede de corrupção oficializada e com a complacência do judiciário. Até quando?

 


Compartilhe:

Comentários: