Prefeitura continua ações do projeto para tratamento do Glaucoma e opera mais de 60 idosos com Catarata

Ascom

4

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria de Saúde deu seguimento na última quarta-feira, 16 na Policlínica Municipal ao “Projeto Glaucoma”, uma parceria com o governo Estadual, que tem como objetivo, alertar a população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico.

Em sua segunda edição, o projeto possui atualmente mais de 60 glaucomatosos em tratamento na cidade. A cada ano a tendência é aumentar o número de pacientes, pois o tratamento é continuo. No dia dos atendimentos foram realizados exames de Acuidade Visual, Tonômetria, Campo visual computadorizado e Exame de Fundo de Olho.

3

O Projeto Glaucoma funciona em etapas. Na primeira os Agentes Municipais de Saúde, através dos cadastros nas Unidades de Estratégias da  Família (ESF), entraram em contato com o chamado Grupo de Risco, que contempla pessoas com mais de 40 anos, com histórico na família, diabéticos, altos míopes, hipertensos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.

A dona de casa, Maria das Graças Pereira, 46, moradora do bairro Mimoso II que está inserida neste grupo de risco explica já sabia que tinha a doença. “Já fiz esse tratamento antes, porém os colírios são caros, e interrompi o tratamento por falta de condições. Agora estou novamente iniciando o tratamento com o apoio da prefeitura” relatou.

2

A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, Márcia Maia, salienta que além do contato permanente o paciente receberá medicação para manutenção do tratamento. “A saúde ocular no município está avançando e através do Programa de Combate as Causas Prevalentes de Cegueira por Glaucoma, do Sistema Único de Saúde (SUS), os portadores de Glaucoma estão sendo acompanhados e recebendo um excelente tratamento”, disse.

1

Saúde em Movimento – O Programa aconteceu na cidade de Barreiras do dia 08 á 12, sendo atendidos 185 idosos acima de 60 anos. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Soraia Luedy, o município está sempre adiantado nas relações estaduais. “Nossa equipe de maneira organizada conseguiu mais de 60 cirurgias em cinco dias, um numero excelente de cirurgias”, relata.


Compartilhe:

Comentários: