Secretário de Cultura do Estado visita São Desidério na II Caravana Cultural

Depois de passar pelas cidades de Ibotirama, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Correntina, a II Caravana Cultural da Secult/BA chegou a São Desidério nesta sexta-feira, 19, por volta das 10h30. A comitiva, formada pelo Secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim, e representantes das vinculadas da Secult/BA, foi recepcionada no Centro de Informações Turísticas na Praça Abelardo Alencar, onde foi servido café da manhã. Os visitantes conheceram as agências de turismos, lojas de artesanatos, prestigiaram apresentação de um grupo de reisado, e fizeram um breve passeio pela orla e barragem da cidade ao som da Filarmônica Municipal Maestro Heliodoro Alves Ribeiro passando pelo Museu Municipal Olavo Pereira dos Santos. O encontro teve continuidade no Centro Cultural Celso Barbosa, onde foram apresentados manifestações culturais de São Desidério, a música vencedora do FACE local e a exibição de um vídeo com as principais ações da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

“O objetivo da caravana é detectar os agentes de cultura e manifestações culturais mais expressivas do município, conhecer de que forma a cultura está sendo feita nas cidades do oeste da Bahia. Ao fazer isso estamos também criando novos contatos para firmar novas parcerias para a formação de políticas públicas voltadas para a cultura. Fico muito alegre com toda essa receptividade e saber que São Desidério tem essa riqueza de manifestações culturais”, declarou o Secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim. Na ocasião o secretário disponibilizou uma assessoria de consulta à disposição do museu do município.

Para o prefeito Demir Barbosa a vinda do secretário de cultura vem fortalecer os projetos culturais que o município oferece. “Este é um grande evento que dá a oportunidade aos visitantes, aos jovens e a todos nós de sabermos o que está acontecendo em nosso município. São Desidério tem uma cultura muito forte, na sede e zona rural e o poder público municipal está investindo e apostando para crescermos cada vez mais”.  Para o Secretário de Cultura do município, Nerito Carvalho, o evento correspondeu às expectativas. “Parabenizo o secretário e toda equipe pela iniciativa que deveria servir de referência para as demais áreas em relação ao oeste da Bahia, porque aproxima e conhece a realidade e dificuldades de cada município facilitando assim o desenvolvimento das ações culturais”.

A escolha da região oeste para receber a II Caravana Cultural atende à necessidade de reconhecimento das peculiaridades culturais da região, sua amplitude territorial e a dinâmica estabelecida, principalmente, pelo seu distanciamento da capital. As caravanas culturais, além de aprofundar o conhecimento sobre os territórios, possibilitam que a Secretaria do Estado formule e desenvolva políticas culturais qualificadas e sintonizadas com outros territórios.

Ao final do evento o secretário recebeu como lembrança de sua visita a São Desidério os livros; São Desidério de A a Z Suas Histórias, Minhas Lembranças do escritor Florentino Augusto de Souza e  Um Rio de Histórias das coautoras Ana Lúcia Souza, Jackeline Bispo e Luciana Roque e um chapéu feito de capim dourado produto artesanal produzido pela Associação dos Trançadores da Palha do Buriti  do Povoado de Ilha do Vitor.

 

 

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins 


Compartilhe:

Comentários: