Seminário em Barreiras debate construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência

71
DIRCOM

No dia 13 e 14 de outubro, a comunidade barreirense, entidades, ABRINQ e Prefeitura de Barreiras se reuniram em dois seminários voltados à construção de um plano municipal de políticas públicas de proteção às crianças e adolescentes. Entre as principais metas está a promoção de uma vida saudável, acesso à educação de qualidade e diminuição dos índices de maus tratos.

“Proteger crianças e adolescentes é também fortalecer as famílias barreirenses, garantindo o futuro da nossa comunidade. Estamos felizes com a participação das entidades e da sociedade organizada nas atividades de elaboração do Plano Municipal para Infância e Adolescência”, disse o secretário municipal de planejamento e desenvolvimento econômico Paê Barbosa.

Durante os dois dias, os participantes elaboraram propostas sobre as principais demandas do município na área da proteção de jovens, a Abrinq ofereceu um guia de ações passo a passo.

“Estamos fortalecendo nossa rede de apoio às famílias com os nossos programas sociais, mas também precisamos atrair recursos e ter um orçamento que possa privilegiar medidas públicas de combate à insegurança alimentar, a falta de qualidade de vida e violência que vitimam nossas crianças e adolescentes. Dessa forma, esse plano municipal reúne propostas que também foram destacadas em outros planos municipais elaborados anteriormente”, explicou Adalto Soares, articulador municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança.

Os seminários fazem parte das atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança, que possui uma comissão de acompanhamento e avaliação. A parceria entre Prefeitura de Barreiras e ABRINQ vem rendendo importantes frutos como o Programa Conhecer para Nutrir que capacita agentes de saúde e merendeiras sobre os conceitos de educação saudável.

“Barreiras é o primeiro município baiano dos 122 inscritos no Programa a realizar os seminários, o que é fundamental para o planejamento das políticas públicas integradas dos próximos dez anos”, disse Carlos Delcídio, técnico do Programa Prefeito Amigo da Criança, da ABRINQ.

72


Compartilhe:

Comentários: