Aplicativos gratuitos auxiliam na hora de estudar para o Enem

Em vez de usar o celular e o tablet só para desviar a atenção em jogos e trocar mensagens sem parar, que tal usar esses dispositivos para auxiliar na hora de estudar para examescomo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Veja uma seleção de aplicativos que podem se tornar seus companheiros de estudo, auxiliando na hora de escrever resumos, organizar sua rotina de disciplinas, rever fórmulas matemáticas e até contar com uma calculadora diferente para checar resultados e fazer operações mais complexas.

Todos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis tanto para iOS, sistema operacional dos dispositivos da Apple, quanto para aparelhos com Android.

Antes de se aventurar pelos aplicativos, uma dica interessante é colocar o seu dispositivo em modo avião, antes de abrir os aplicativos. Como a maioria dos apps gratuitos utiliza anúncios, isso impede que as propagandas sejam exibidas durante sua sessão de estudo, além de impedir mensagens indesejáveis.

Evernote
Esse aplicativo permite fazer anotações com diversos recursos, desde imagens até listas de tarefas para o usuário se organizar durante os estudos. Além de possibilitar a criação de cadernos (que podem ser de cada uma das disciplinas), todo o material é sincronizado em todos os dispositivos configurados com a sua conta – para isso, o aparelho precisa estar conectado à internet para realizar essas funções.

MyScript Calculator
Já essa calculadora é bem diferente dos modelos tradicionais, e consegue interpretar números, sinais e símbolos matemáticos desenhados na tela, resolvendo as operações logo em seguida. Contudo, o app é uma boa ferramenta para apenas verificar os resultados e cálculos, já que exames como o Enem não permitem uso de calculadora.

Fórmula Free
Esse aplicativo reúne fórmulas de diversas áreas da matemática, desde geometria até integrais. Em uma interface bem simples, ele também conta com conversor de medidas e ferramentas para calcular valores de triângulos e outras fórmulas geométricas.

Fórmulas para concursos

Apesar de contar com  materiais um pouco mais avançados do que o que é normalmente exigido em vestibulares e outros exames, esse aplicativo é uma boa biblioteca de fórmulas em áreas como física, química e matemática ao alcance de poucos toques.

Mecânica
Se você precisa de dicas e explicações de física, o Mecânica cumpre esse papel muito bem, exibindo esquemas bem explicativos de várias partes da disciplina, contando até com desenhos e gráficos para ajudar na hora de entender a matéria.

Michaelis Nova
Ortografia
Mesmo que a redação escrita de acordo com o Acordo Ortográfico seja obrigatória no Enem só a partir de 2016, é interessante ter sempre à mão as novidades a respeito da língua portuguesa. Ao navegar pelos tópicos, o usuário encontra explicações objetivas e exemplos a respeito das mudanças na hora de escrever.

Fonte: Tribuna da Bahia

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: