Barack Obama quer nova geração envolvida com os direitos civis

O presidente americano, Barack Obama, convocará as novas gerações a retomarem a causa dos direitos civis, pela qual lutaram os líderes da emblemática marcha em Selma, no estado do Alabama, que completa 50 anos.

Neste sábado, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos pronunciará um discurso comemorativo perto da ponte Edmund Pettus, ao lado da mulher, a primeira-dama Michelle, e das filhas Malia e Sasha. Nele, Obama explicará que Selma não é apenas um pedaço da História, antecipou uma fonte da Casa Branca à AFP, nesta quarta-feira.

“Toda a família assistirá [ao discurso], e ele quer aproveitar essa ocasião para lembrar suas filhas de suas obrigações para com este país e, talvez, estimular a geração delas a retomar a causa que os protagonistas da marcha de Selma nos transmitiram”, acrescentou o funcionário da Casa Branca.

Em 7 de março de 1965, cerca de 600 manifestantes que haviam iniciado uma marcha pacífica rumo a Montgomery, capital do Alabama, em defesa de seu direito ao voto, foram agredidos pela polícia. A dura repressão à marcha, o “Bloody Sunday” (Domingo Sangrento) americano, comoveu os Estados Unidos.

Três semanas depois, milhares de pessoas lideradas pelo pastor protestante e ativista político Martin Luther King fizeram uma nova manifestação até a capital do Alabama.

O tema ressurgiu com o filme “Selma”, que relata esses episódios. Lançada no início de janeiro nos Estados Unidos, a produção foi indicada ao Oscar de melhor filme e ganhou o Oscar de melhor canção original, com “Glory”.

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: