Bovespa sobe nesta sexta, com expectativa sobre equipe econômica

Na véspera, devido a feriado, não houve negociação.
Alta é puxada principalmente pelas ações da Petrobras

A Bovespa opera em alta desde os primeiros negócios nesta sexta-feira (21), na volta do feriado na capital paulista na véspera, em meio a expectativas sobre a formação da nova equipe econômica do governo, tendo como pano de fundo o viés ascendente nos principais índices acionários externos.

Às 15h08, o Ibovespa subia 2,12%, a 54.536 pontos, puxada principalmente pelas ações da Petrobras, que subiam mais de 6% por volta das 14h, e também pelas do Banco do Brasil, também subindo mais de 4%, e da Vale, que avançavam mais de 6%. Ações dos bancos Bradesco e Itaú subiam 3%.  Veja a cotação.

Os três nomes mais cotados pelo mercado são Joaquim Levy, da diretoria da administradora de investimentos Bradesco Asset Management, Alexandre Tombini (atual presidente do BC) e o economista Nelson Barbosa.

Segundo a colunista Cristiana Lôbo, após o velório do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff teve uma reunião de mais de duas horas com Nelson Barbosa.

“Nelson Barbosa sempre foi uma carta na manga, tanto para o Ministério da Fazenda, onde foi secretário-executivo de Guido Mantega, quanto para o Planejamento. Esse pode ser o destino dele caso se confirme a ida de Joaquim Levy para o Banco Central e de Alexandre Tombini (atual presidente do BC) para o Ministério da Fazenda.”

De acordo com operadores ouvidos pela Reuters, as informações que vêm circulando na mídia de que a presidente Dilma Rousseff estaria considerando nomes do setor financeiro para compor a nova equipe econômica estão sendo interpretadas como “aparentes sinais” de mudança, o que é bem visto no mercado.

O diretor da Mirae Asset Securities em São Paulo, Pablo Stipanicic Spyer, também destacou o corte de juros na China como uma influência positiva para a bolsa neste pregão. “Isso reduz o custo de empréstimos naquele país e deve impulsionar a economia, que vem apresentando o pior desempenho em mais de 20 anos”, afirmou Spyer, citando ainda as sinalizações do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para novos estímulos.

A China cortou sua taxa básica de juros pela primeira vez em mais de dois anos nesta sexta-feira, enquanto Draghi deixou completamente abertas as portas para ações mais dramáticas para resgatar a economia da zona do euro.

As ações da Vale recuperavam-se nesta sessão, entre as maiores altas do índice. Com os preços do minério de ferro na mínima em cinco anos, os papéis preferenciais da mineradora acumulam no mês perda de cerca de 7%, enquanto as ações ordinárias têm queda de mais de 5%, mesmo com os ganhos nesta sessão.

Dólar
Às 14h57, a moeda norte-americana recuava 1,97%, a R$ 2,5236 na venda, após terminar praticamente estável na véspera devido ao feriado que fechou os negócios em importantes mercados no Brasil.

Fonte:G1


Compartilhe:

Comentários: