Pelourinho terá investimento de R$ 15 mi; ambulantes vão aprender inglês

Dentre as ações, que contemplam a requalificação da infra estrutura urbanística e social, está o aprendizado básico do idioma inglês, por comerciantes e vendedores ambulantes

– May I help you?
I would like to to to San
Francisco Churchil
– Wait a moment, please.  It!s there.
Oh Yes! Thank you!

O diálogo imaginário se dá entre um vendedor ambulante e um turista norte americano em visita ao Centro Histórico, e por mais fictício que se possa parecer, pode acontecer em breve em Salvador, com o programa de revitalização do Pelourinho, batizado de Pelourinho Dia e Noite, anunciado ontem, pelo prefeito ACM Neto, e cujos investimentos serão da ordem de aproximadamente R$ 15 milhões.

Dentre as ações, que contemplam  a requalificação da infra estrutura urbanística e social, está o aprendizado básico do idioma inglês, por comerciantes e vendedores ambulantes, como forma de tornar mais receptivo a estadia dos turistas na cidade. A idéia princi9pal é fazer do Pelourinho o principal cartão de visita da cidade,mas, ao mesmo tempo, torná-lo um lugar de freqüência do próprio soteropolitano, como definiu o prefeito ACM Neto.

O Projeto Pelourinho Dia e Noite pretende desencadear já a partir de hoje uma série de intervenções que irão beneficiar não apenas o turismo, mas também moradores e comerciantes, com intervenções de forte cunho social. Para tanto, o prefeito reuniu a maior parte do seu secretariado no Hotel Pelourinho e ali anunciou as medidas a serem implantadas para uma platéia composta por lideranças comunitárias, vendedores ambulantes, comerciantes e empresários  do trade turístico.

Segundo o prefeito, “não estamos reinventando a roda, mas fazendo acontecer as demandas de vários anos”, disse, referindo-se não só ao nome do programa, existente desde a década de 90, mas à sua principal alteração, que é ampliar as ações culturais do projeto anterior, basicamente voltadas para a música, com intervenções em todos os segmentos.  “Aqui o fundamental é a participação de moradores, comerciantes e pessoas que trabalham no Pelourinho, devolvendo esse espaço para os baianos e turistas”, disse ACM Neto, que  reiterou que ali se iniciava um projeto que pretende que se estenda à toda área da Poligonal do Centro Histórico.

Resgate
Vendedores ambulantes devidamente credenciados e uniformizados, com noções básicas de Inglês. Guias Mirins que irão orientar os turistas aos principais sítios históricos e culturais. Artistas – músicos, pintores, artesões – que poderão executar seus trabalhos nas esquinas em locais previamente estruturados, fazem parte do elenco de medidas anunciadas pelo prefeito ACM Neto, como forma de revitalizar o Pelourinho.

Para o prefeito, mais que resgatar a marca do Pelourinho  Dia e Noite, trata-se de uma auto estima do próprio soteropolitano com um dos seus principais cartões postais. Em pouco mais de três meses, foram elaborados projetos de intervenções em áreas específicas de cada secretaria, desde a mudança na iluminação, com destaques para alguns sítios históricos, ao policiamento, que será feito tanto pela Polícia Militar como pela Guarda Municipal.

Por outro, uma das grandes preocupações é com o aspecto da população de rua que costuma habitar becos e esquinas do Pelourinho, que rterão centros de atendimento. A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) em parceria com o Parque Social, irá criar 300 vagas  de atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, com ações em três programas:  Comunidade Empreende, que vai identificar potenciais empreendedores; Convivendo e Aprendendo, para inclusão e reinclusão de pessoas em vulnerabilidade social;  e Foto.com, para resgatar a identidade histórica e cultural da comunidade.

Espaço para baianos e turistas

O grande público que frequenta o Pelourinho é constituído, em sua maior parte, por turistas de 0utros estados e em menor escala por estrangeiros. Mesmo sem um quantitativo do número de visitantes, o presidente da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), isaac Edington. Disse que o soteropolitano tem deixado de visitar o local nos últimos anos.

Na visão de Edington, quem mora em Salvador, afora os períodos de grandes eventos, como o carnaval e o São João, não tem tido o costume de visitar o local, conhecer suas ruas e becos e desfrutar da diversidade cultural do Pelourinho.”Aqui tem hotéis, galerias de artes, bares e bons restaurantes e uma diversidade cultural que precisa ser explorada para que também o soteropolitano possa visitar e permanecer mais tempo”., disse.

Estímulo
Para trazer não apenas o turista, mas também o soteropolitano para o Centro Histórico de Salvador, o Projeto Pelourinho Dia Noite vai reforçar o esquema de segurança, com o deslocamento de 102 guardas municipais que irão atuar dia e noite no policiamento das ruas em parceria com a Polícia Militar. Duas bases móveis da Guarda Municipal serão instaladas no Terreiro de Jesus e na Praça Cayru, e a iluminação pública será reformulada  para dar mais segurança aos visitantes à noite.

Essa percepção também é da secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego, Andréa Mendonça, que desde o início da semana já está despachando na nova sede do órgão, num casarão localizado no Santo Além Além do Carmo. “É importante que os órgãos da administração municipal esteja na área do Centro Antigo, como um estímulo á sua revitalização ocupação e atração para investimentos”, afirmou, referindo-se ao projeto posterior da implantação do centro Administrativo Municipal.

No que se refere ao sistema viário e mobilidade urbana, o prefeito destacou que haverá um sistema de monitoramento do trânsito nos três acessos ao Pelourinho, com controle eletrônico que só permitirá a entrada de veículos de transportes de turistas, de moradores e comerciantes devidamente credenciados. Para facilitar o acesso de visitantes, o Plano Gonçalves está passando por remodelagem e o Plano Pilar vai ser reaberto ao público a partir da próxima semana.

Uma Nova Orleans dos trópicos

Se em New Orleans, cidade da Louisiana, nos Estados Unidos, são comuns a presença de artistas da música se apresentando em esquinas e praças públicas. E se na Europa, principalmente em Paris, Roma e Florença,  artistas pintam em praça pública, no Pelourinho , em Salvador, pode se ter um pouco de tudo isso.

Uma das vertentes do projeto Pelourinho Dia e Noite é a realização dos chamados pockets shows, realizados em esquinas e becos e calçadas, com pequenos grupos artísticos em diversos estilos.  Nessa mesma linha de entretenimento, o projeto  vai atuar junto com a Arquidiocese para que a igrejas da região possam também servir de espaços para as músicas clássicas e barrocas, com apresentações de cameratas e sinfônicas nos finais de semana.

Conforme explicou o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Guerreiro, além dos artistas tradicionais que poderão se apresentar em pequenos shows, o projeto vai dar prioridade ao aproveitamento de artistas da região. O secretário lembrou também que será criado um guia completo do Pelourinho, atualizado com agendas de shows, mas  também com endereços e atividades da gastronomia, galeria de artes, hotéis e hostel.

Guerreiro ainda destacou as propostas de aproveitar a topografia do Pelourinho para competições esportivas, como o  Bike Run (corrida de bicicletas) e  uma edição especial da feira da Cidade no local, como forma de estimular a gastronomia da região e as potencialidades artísticas e criativas da população que mora e trabalha na área. “Queremos iniciar as primeiras atividades já em setembro, com os pockets shows”, disse.

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: