Pesquisa mostra que brasileiro não reconhece todos os sintomas de AVC

Estudo foi encomendado pela Organização Mundial de AVC.
Apenas 10% citaram fala arrastada e dormência facial como sintoma.

dor de cabeça (Foto: Divulgação / TV Globo)Um estudo encomendado pela Organização Mundial de AVC (WSO) concluiu que uma parcela grande dos brasileiros não sabe reconhecer alguns dos principais sintomas do acidente vascular cerebral (AVC). O levantamento, conduzido pela empresa de pesquisa de opinião APCO Insight, entrevistou 511 brasileiros este mês.

Quando questionados sobre quais são os principais sinais do AVC, apenas 10% dos entrevistados citaram fala arrastada e dormência facial e 25% citaram dor de cabeça e tontura. Todos esses são sintomas reais do AVC (veja, ao lado, todos os sintomas que caracterizam o problema). Entre as pessoas ouvidas, 13% não foram capazes de nomear qualquer sintoma. Somente 13% souberam dizer que as mulheres têm mais risco para o AVC em comparação aos homens.

De acordo com a WSO, se na população geral, uma a cada seis pessoas deve sofrer de AVC, entre as mulheres, uma a cada cinco terão esse problema.

O conhecimento da população mostrou-se maior sobre os fatores de risco relacionados ao AVC: 25% citaram a diabete, 24% citaram o estresse, 23% citaram o fumo, 19% citaram a pressão alta e 20% citaram a dieta inapropriada e consumo de junk food. Outros fatores associados ao AVC são obesidade, sedentarismo, colesterol alto.

A grande maioria dos entrevistados, 92%, soube dizer que o correto a se fazer diante dos sintomas do AVC é ligar para os serviços de emergência e levar a pessoa a um hospital imediatamente. O AVC atinge cerca de 17 milhões de pessoas por ano, segundo a WSO.

Arte Bem Estar AVC (Foto: Arte/G1)

Fonte: G1 / Bem Estar


Compartilhe:

Comentários: