Seis maiores bancos são notificados por problemas em pacotes de serviços

DE SÃO PAULO Os seis maiores bancos brasileiros foram notificados nesta quinta-feira para prestarem esclarecimentos sobre os pacotes de serviços bancários oferecidos aos consumidores. O caso envolve Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander. O motivo seriam indícios de falta de informações sobre pacotes bancários e a inserção de serviços essenciais e gratuitos, “que dificultam a liberdade de escolha do consumidor”. A notificação foi feita pela Senacom/MJ (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça), por meio do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor). O órgão pede informações sobre a quantidade, a composição e o preço dos pacotes disponíveis para contratação pelo consumidor pessoa física. O DPDC questiona ainda a forma como o pacote padronizado pela resolução CMN/Bacen nº 3.919 é ofertado ao consumidor. Os bancos notificados têm o prazo de dez dias para responder aos questionamentos e apresentar os documentos solicitados, que serão avaliados pelos técnicos do DPDC e do Banco Central para a adoção das medidas necessárias.

OUTRO LADO O HSBC informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que foi notificado pelo Ministério da Justiça e que prestará os devidos esclarecimentos no prazo determinado. A assessoria de imprensa do Bradesco informou que “o banco vai prestar os devidos esclarecimentos aos órgãos solicitantes”. O Santander informa que “realiza suas atividades em conformidade com as regras legais vigentes e a regulamentação bancária expedida pelo Conselho Monetário Nacional, facultando ao cliente a escolha do produto ou serviço que seja de seu interesse, de forma transparente e com as informações necessárias e prestará os esclarecimentos pertinentes em atenção à requisição do DPDC.” Os outros bancos ainda não se posicionaram. A Febraban (federação dos bancos) também foi procurada, mas ainda não respondeu à reportagem.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/12/13/seis-maiores-bancos-sao-notificados-por-problemas-em-pacotes-de-servicos.jhtm

Fonte: Bol Notícias


Compartilhe:

Comentários: