Campanha orienta mulheres de São Desidério sobre o Câncer de Mama

SAMSUNG CAMERA PICTURES
ASCOM SD

Com o intuito de mobilizar o público feminino sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a Secretaria Municipal de Saúde por meio de uma comissão organizadora, realizou na tarde do dia 21 de outubro um encontro como parte da campanha nacional “Outubro Rosa”, Uma Campanha para tocar no Fundo do Peito. O evento aconteceu no Centro Cultural Celso Barbosa e concentrou cerca de 300 mulheres, além do secretário de Saúde, Jeferson Barbosa e vereadores.

O evento foi iniciado com uma palestra descontraída com o médico ginecologista, João Bento, que fez esclarecimentos sobre o Câncer de Mama, assim como a importância do autoexame e mamografia e, falou também sobre o câncer de colo uterino e próstata. “Por dia, vinte mulheres morrem por causa do câncer de mama, por isto, o nosso objetivo é incentivar e mobilizar as mulheres com mais de 40 anos a realizar o autoexame das mamas, além de passarem por exames de mamografia e pela coleta do papanicolau. A orientação é que especialmente este público não deixe de fazer a mamografia, um exame de raio-X que permite identificar nódulos cancerígenos, pois, esta doença é silenciosa, não causa dores, assim como os homens acima dos 50 anos que devem fazer o exame anualmente”, esclareceu João Bento.

Um vídeo apresentado com depoimentos emocionantes de mulheres do município de São Desidério, que passam ainda pelo problema e estão em fase de tratamento também marcou o evento, além de uma roda de conversa, com perguntas para o ginecologista João Bento e a clínica geral Adelle Nóbrega.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
De acordo com o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa a iniciativa foi positiva. “Quero parabenizar a comissão pelo evento de mobilização e também a participação das mulheres, pois tenho certeza que captaram a mensagem e levarão esta ideia adiante, e a partir de hoje se cuidarão mais, por que hoje, foi dado o primeiro passo, pois, ouviram as informações e tiraram as dúvidas”, destacou.

Para a idealizadora da campanha no município e membro da comissão organizadora, Vanúzia Moraes, foi satisfatória a realização do evento. “Desde o ano passado que me despertei para o grave problema e então procurei mais algumas pessoas e contatamos com a secretaria de Saúde que abraçou a causa e, graças a Deus deu tudo certo”, declarou.

A enfermeira e também membro da comissão, Elisete Barbosa completou, que não se pode deixar que uma causa tão importante como essa fique restrita apenas a este período e que o autoexame e consultas médicas em intervalos mais curtos ampliam o diagnóstico precoce, são essenciais para o tratamento adequado da doença.

A campanha – O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.


Compartilhe:

Comentários: