Correntina: grande festa marca o 1º aniversário da Feira da Agricultura Familiar

Uma feira destinada ao fomento da agricultura familiar e a inteiração dos pequenos produtores rurais do município.

FOTO REPRODUÇÃO

Jayme Modesto com informações ascom

A Prefeitura de Correntina, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Central das Associações da Agricultura Familiar – CAAF comemoraram com uma grande festa, o 1º aniversário da Feira da Agricultura Familiar nos dias 18 e 19 de julho.

O espaço destinado ao evento foi Praça do antigo mercado, mais uma oportunidade para a comunidade adquirir produtos da agricultura familiar e conferir grandes shows com nomes da música nacional. Entre as atrações, a dupla sertaneja Gino e Geno, o forrozeiro Adelmário Coelho e o forró pé de serra do jovem Matheus Boa Sorte. Além dos shows, a programação contou ainda com apresentação de quadrilhas.

Foto Augusto Mota

Na Feira, os visitantes tiveram a oportunidade de encontrar variedades como: frutas, verduras, hortaliças, plantas, doces, farinha, tapioca, biscoitos, produtos artesanais, dentre outros produtos.

Para os organizadores, a venda dos produtos cultivados pelos pequenos produtores é uma das ações do instituto para a troca de informações referentes à produção e orientação, bem como a aproximação dos agricultores aos consumidores, fomentando o consumo de produtos provenientes da agricultura familiar. A programação contou ainda com cursos e palestras destinados aos pequenos produtores.

Para o prefeito Nilson Maguila, a feira representa mais renda para as famílias, bem como qualidade de vida para o produtor rural, além do momento de lazer para a população e também visitantes de toda a região.

“É uma alegria comemorar esse primeiro aniversário da feira que foi criada pela Prefeitura de Correntina em 12 de julho de 2017 e que agora já conta com o apoio dos próprios feirantes para o funcionamento da feira”, destacou o gestor, destacando ainda que para ter o êxito rural é que foi criada a feira e que deu muito certo. “Estamos percebendo hoje é que os produtores acreditaram e apostaram e aumentaram sua produção, a feirinha de quarta e sábado não está sendo suficiente para dar vazão ao que eles produzem, então agora estamos criando uma central, que vai gerir tudo, já que os comercios locais compram frutas e verduras de outros estados e comercializa dentro da nossa cidade”, explica o prefeito.

O intuito dessa Central, conforme explicou o gestor é arrecadação da produção dos pequenos produtores e a entrega no comércio local. “Com isso vamos evitar que o supermercado compre fora e passa a comprar da agricultura familiar do próprio município, com isso, a nossa economia vai ficar mais forte e consequentemente vem o fortalecimento também para o pequeno agricultor, girando a economia aqui dentro e isso acarreta na geração de empregos.

Para o secretário de Agricultura do município João Barbosa, o foco da prefeitura, – organizadora do evento, consiste em demonstrar a importância que a agricultura familiar tem não somente para o fortalecimento da economia local, mas para a melhoria da qualidade de vida de toda população.

O prefeito Nilson Maguila, que é filho de produtores rurais da comunidade de Barra das Lages, garante saber muito bem como é a vida do produtor rural e tem desenvolvido projetos para proporcionar uma vida melhor no campo. “A Feira representa mais renda para as famílias, mais qualidade de vida para o produtor rural e um momento de lazer e diversão para todos que fazem dela, um ponto de encontro entre amigos. Por isso nossa alegria ao completar esse primeiro aniversário da feira”, afirmou o gestor.

Show da dupla Gino & Geno

 Aos poucos, o público foi lotando a Praça, uma multidão marcou presença no show de aniversário da Feira. Com sucessos como “Ela Chorou de Amor” e “Coração Cigano”, a dupla Gino & Geno
animou a noite de abertura com o reportório sertanejo.
Já no dia 19, quem balançou a Praça foi o forrozeiro Adelmario Coelho, que com seus sucessos dos mais de 20 anos de carreira fez o público cantar e dançar. Na mesma noite, o Matuto Poeta, Matheus Boa Sorte, subiu ao palco com o arrasta pé do Bando Matuto.

A Feira

A Feirinha como ficou conhecida, funciona todas às quartas-feiras, no finalzinho da tarde, e reúne mais de 300 produtores rurais de várias comunidades e um público semanal de 2 mil pessoas na praça do antigo Mercado Velho. Nas barracas é possível encontrar de tudo um pouco, biscoitos, doces, farinha, frutas, verduras e muita comida com gostinho da roça.

A Feirinha foi criada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em 12 de julho de 2017. No início, o Poder Público assumiu as despesas com o transporte dos produtores e toda estrutura da feira. Não demorou muito e o projeto ganhou corpo e os próprios feirantes passaram a arcar com os custos para o funcionamento da feira.

Correntina um Oasis em pleno serrado do Oeste

Correntina é uma cidade encantadora, um município com um potencial turístico invejável, pode se considerar um pedacinho do paraíso situado no extremo oeste da Bahia, está a 978 km de Salvador e 506 km da capital federal, Brasília, banhada pelos rios Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio, todos de águas cristalinas, sendo o principal o Rio Correntina, cujo leito corta o centro da cidade. Os demais rios banham quase todos os povoados do município, que impressionam pelas suas riquezas hídricas e naturais, como Cachoeiras, Veredas, Paredões, Morros e Grutas. Além dos rios, Correntina possui um cenário vegetal peculiar que é a transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Floresta. Toda essa diversidade natural deixa o ambiente mais que propício para a prática dos esportes de ação e desenvolvimento do Turismo de Aventura.

Mas não é só isso. Ali, cabe como nunca o lugar comum “uma paisagem cheia de contrastes”, pois a vegetação exuberante mescla-se à dureza da caatinga, formando uma espécie de oásis.

Uma das principais atrações do local é a região conhecida como Sete Ilhas, onde uma espécie de arquipélago, com ilhas interligadas por pontes de madeira, cria uma paisagem única no interior da Bahia. É um espaço disputado por turistas e habitantes locais, levados pela beleza das águas e uma gastronomia rica, embora simples. Sete Ilhas fica a cerca de 1,2 quilômetro do centro de Correntina.

Outra atração nas margens do rio de águas cristalinas é Ranchão, um balneário no centro da cidade, que oferece conforto e belas paisagens aos visitantes. Um lugar encantador!

“Nossa administração tem lutado pelo fortalecimento do nosso turismo, mais isso não conseguimos fazer sozinhos precisa ser atrelado entre a Bahiatursa, governo federal. A última reunião que tivemos com o secretário da casa civil, ele nos disse o que precisa ser feito em Correntina, porque estamos na divisa com Goiás. Portanto, a Bahia tem como investir em Correntina para atrairmos o turista de Brasília, Goiânia que são os que geralmente passam por aqui para ir para Porto Seguro, Ilhéus e também para o Carnaval, mas não devemos esperar só pelo carnaval para trazer turistas, precisamos de outros mecanismos para atrair os turistas”, frisou o prefeito.

 


Compartilhe:

Comentários: