Criação de brigada de incêndio é tema de discussão na CMSD

sd-71
ASCOM / CMSD
A Sessão Ordinária desta quarta-feira (19) da Câmara Municipal de São Desidério foi palco de um grande debate sobre a criação de uma brigada voluntária e permanente contra incêndio em São Desidério. A proposta foi encaminhada pelo vereador Biracy Silvério Alves, Bira, que articulou o debate juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

O evento contou com a participação da Coordenadora de Campo da Fiscalização do INEMA – Bahia Sem Fogo, Fabíola Diana Chaves Cotrim, do Diretor do Departamento de Meio Ambiente de São Desidério, Vagner Manheze Santana, do Prefeito Demir Barbosa, além de representantes dos brigadistas da região e da sociedade civil.

A coordenadora do Inema, Fabíola Cotrim, falou também sobre a importância do trabalho de sensibilização dos pequenos produtores, e de toda a comunidade, sobre as ações que podem desencadear o surgimento dos focos. “Sem os brigadistas a gente não consegue nada porque eles são os que chegam primeiro para combater o incêndio. O trabalho deles vai além do combate. Eles estão próximos da comunidade, o que auxilia no trabalho de conscientização”, declarou.

O Diretor do Departamento do Meio Ambiente de São Desidério, Vagner Manheze, continuou as discussões explicando como surgem os focos de incêndio e de que forma a degradação atinge a sociedade nos aspectos ambientais, econômicos e de saúde. “A atuação da brigada é determinante no controle dos focos. Quando tínhamos uma brigada atuando na cidade os focos de calor caíram mais de 50%. Hoje esse dado já começou a subir. Somente até o início de novembro já contabilizamos 360 focos, quando no ano passado inteiro tivemos apenas 219”, avaliou.

Alguns parlamentares fizeram uso da tribuna e parabenizaram o evento. O vereador Gerson de Carvalho pontou sobre a extensão do município como fundamento decisivo para instalação da Brigada em São Desidério. “Temos que ter uma equipe própria. Não dá para esperar uma equipe sair de outra cidade para combater o incêndio aqui”, afirmou. Camarão alertou para a proteção das matas. “Precisamos proteger nossas reservas. Essa brigada será um passo importante na defesa do nosso meio ambiente”, frisou. E o vereador Joacy Cavalho falou sobre a importância de dar-se prioridade às questões ambientais. “Tem muita gente que fala em proteger o meio ambiente, mas poucas fazem alguma coisa”, criticou.

O Prefeito Demir Barbosa encerrou as discussões elogiando a proposta e declarando apoio à Indicação. “Tenham a certeza de que esta proposta será sancionada. E mais, existe a possibilidade de adquirirmos uma caminhonete com equipamentos para auxiliar na realização deste serviço. Também podemos comprar um caminhão pipa com sistema de pressão para ajudar no combate aos incêndios. Seria uma segurança a mais para o nosso município que é muito extenso”, afirmou o prefeito.

A Indicação
Por meio da Indicação nº 71/2014, o vereador solicita a criação da equipe de brigada justificando que a PEC 19/2013 autoriza que os municípios sem Corpo de Bombeiros criem a brigada de combate a incêndio e de salvamento. “A brigada não teria apenas a função de combater incêndios, mas de recuperar as nascentes e a mata ciliar, além das áreas atingidas pelas queimadas”, explica o vereador Bira.

O vereador também agradeceu o apoio de todos os vereadores e do prefeito Demir Barbosa. “Agradeço esse apoio dos meus pares. Acredito que unidos conseguiremos dar à população de São Desidério o legislativo que ela merece”, refletiu o parlamentar. Agora a Indicação segue para sancionamento do Poder Executivo.


Compartilhe:

Comentários: