Em Barreiras, solenidade comemora 192 anos da Polícia Militar e 42 anos do 10° BEIC

Na solenidade, policiais militares foram agraciados com medalhas e o reconhecimento dos serviços prestados

O evento realizado na sede do 10° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) Fotos: Cheilla Gobi

Cheilla Gobi DRT 4871/BA

Nesta sexta-feira (17), foi realizada em Barreiras, no Oeste da Bahia, uma solenidade militar para celebrar os 192 anos de existência da Polícia Militar do Estado da Bahia, e também pelos 42 anos de instalação do 10° Batalhão na região. O evento realizado na sede do 10° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), no Bairro Vila Regina contou com a presença de autoridades militares e civis, entre elas a do Major Salomão, comandante regional, além do comandante do Batalhão, Major Camilo Uzêda. A vice-prefeita Karlucia Macedo, o deputado estadual Antonio Henrique Junior e vereadores também marcaram presença na solenidade.

A solenidade contou com a presença de autoridades militares e civis

A iniciativa das comemorações foi do 10° BEIC, comandado pelo Major Uzêda, que promoveu a data histórica confirmando os valores institucionais da corporação, o comprometimento e a missão.

Em seu pronunciamento, Uzêda narrou um pouco da história do Batalhão na região. “Conhecido e reconhecido por sua história de 42 anos de atividades, criado para desenvolver o policiamento fardado na maior área geográfica do estado, superando todas as dificuldades de transporte, e comunicação com a capital. A nova missão foi a criação do 10° BEIC, passando de unidade operacional para unidade escola com a missão de formar novos profissionais de segurança pública para a corporação, além de capacitar e aperfeiçoar a tropa já formada nas unidades situadas na região Oeste”, frisou.

Na oportunidade o comandante falou do orgulho em fazer parte dessa história e parabenizou a corporação. “Orgulhamo-nos de pertencer esta unidade escola. Todos os integrantes que por aqui passaram foram notáveis. Trabalhamos nos bastidores para promover a segurança pública de excelência. O nosso lema é: formar e capacitar para a segurança com excelência alcançar. Parabéns 10° Batalhão pelos 42 anos de atuação, patrimônio do Oeste baiano. Parabéns a todos os componentes da Polícia Militar da Bahia pelos 192 anos, parabéns ao comando regional Oeste pelos serviços prestados”.

Na comemoração foram homenageados policiais militares que se destacaram no serviço durante o ano e aqueles que morreram em cumprimento do dever de proteger o estado. A corporação fez uma homenagem aos polícias mortos em serviço, aos soldados Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior, que perderam a vida na defesa da sociedade em janeiro deste ano, no município de Bom Jesus da Lapa, com a Medalha Cruz de Bravura post mortem.

Na oportunidade, foi lida a mensagem do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral, o Coronel PMBA, Anselmo Alves Brandão. O comandante regional, Salomão também parabenizou a instituição pelos 192 anos de existência e pelos 42 anos do 10° BEIC.


Compartilhe:

Comentários: