20º
34º
Predomínio de Sol

Governo de Ibotirama comemora as conquistas e realizações em 2017

  • O Governo Municipal garante investimentos em inúmeras obras, ações e programas para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população

    O governo municipal tem dado atenção ao esporte | FOTOS REPRODUÇÃO

    Cheilla Gobi DRT 4871/BA

    O ano de 2017 foi de muitas conquistas, realizações, eventos e trabalho para o povo de Ibotirama, no Oeste baiano, conforme balanço da atual administração pública. O governo municipal garante investimentos em inúmeras obras, ações e programas para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos ibotiramenses. E para falar sobre isso, o prefeito interino, Antenor Pinto Mariano Filho, (Nonô), falou sobre as projeções e expectativas para 2018.

    Vice-prefeito assumiu temporariamente

    O vice-prefeito assumiu a administração temporariamente, neste final de ano, devido ao quadro de saúde do prefeito Terence Lessa. Terence precisou se afastar por alguns dias para sequência do tratamento de saúde. De acordo com o boletim médico, o quadro hipertensivo e a diabetes em altos níveis precisam ser controlados o mais rápido possível, pois são fatores agravantes para o que ora se apresenta. Terence Lessa foi afetado por uma paralisia facial do lado esquerdo, que até o fechamento dessa matéria ainda não tinha apresentado evolução, permanecendo estável. Contudo, com o tratamento médico correto, a tendência é que em breve ele se recupere. Portanto, Nonô, seu vice, vem dando continuidade aos trabalhos, com o conhecimento que traz de décadas de vida pública e o compromisso de dar assiduidade a uma gestão de qualidade da qual já faz parte.

    Segundo Nonô, o ano foi de muito trabalho, de muita luta, de algumas dificuldades obviamente, mas também um ano de muitas conquistas, de muitas realizações, de muitas coisas boas e positivas para o conjunto da sociedade. “Apesar das dificuldades, foi um ano de grandes avanços e precisamos celebrar isso”.

    AÇÕES

    Prefeito Terence em uma das visitas da carava rural

    Responsável por uma mudança histórica na política de Ibotirama, Terence é conhecido por sua determinação e dedicação ao trabalho. Trouxe da iniciativa privada sua experiência e arrojo para a gestão pública. Em cinco anos como prefeito, transformou o município, que se tornou referência em toda região. Assumiu seu primeiro mandato em 2013, com apenas 28 anos de idade, contrariando todas as expectativas em função da idade e mostrou que o município podia ir além das poucas conquistas que tinha alcançado ao longo de cinco décadas. Hoje Ibotirama é destaque, mesmo com o país atravessando a pior crise política e financeira, pois os trabalhos não param e claramente é possível comparar o antes e o depois de Terence Lessa. Neste primeiro ano do seu segundo mandato, muitas foram as ações implantadas.

    O prefeito em exercício, Nonô junto ao Secretário de Obras e vereadores visitam as comunidades rurais para acompanhar o andamento das novas instalações do sistema de água

    “Sem dúvidas, a nossa sociedade tem tido a oportunidade de acompanhar um volume muito grande de ações acontecendo no nosso município. Foi um ano de muita movimentação, de muito trabalho, da concretização de muitas ações que a gente trabalhou ao longo desses anos. Já tivemos muitas obras concluídas e entregues a nossa sociedade, e muitas iniciaram e estão em andamento, e que devem ser concluídas em 2018. Este foi um ano bastante movimentado, de muitas visitas as comunidades rurais, conferências, palestras, reuniões com representantes de outras esferas do poder, eventos culturais, esportivos. Enfim, só para citar um pouco das atividades, pois foram várias outras desenvolvidas neste ano de 2017”, frisou Nonô.

    FIM DAS FILAS NA MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES – Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Ibotirama, não precisam mais enfrentar filas para marcar consultas e exames especializados. A marcação desses serviços oferecidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deve ser realizada pelo Sistema de Marcação de Consultas e Procedimentos (SISREG). O sistema informatizado tem o intuito de dinamizar o processo de atendimento e encaminhamento das consultas e exames de pacientes da Atenção Básica até a Média Complexidade. O sistema que já é utilizado nas Unidades Básicas de Saúde, do bairro Calumbi e Polo Canabrava está sendo implantado gradativamente, e em breve estará disponível nas demais unidades.

    Outra ação da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde são as visitas domiciliares para pacientes que não tem condições de se deslocarem até uma unidade de saúde. “Essa ação segue um cronograma e tem beneficiado à diversas comunidades, principalmente as mais distantes”, destaca o prefeito interino.

    AGRICULTURA FAMILIAR – O governo tem buscado projetos para beneficiar a agricultura familiar do município, dentre muitas ações a administração cita o importante passo para o desenvolvimento da piscicultura no município. Com a ideia de aproveitar o grande potencial hídrico de Ibotirama, através do Rio São Francisco, foi debatido, na Colônia dos Pescadores, o projeto de implantação do Sistema de Condomínios para a criação de peixes em tanque-rede. Tal projeto é destinado aos pequenos produtores da agricultura familiar, o que pode gerar muitos empregos, propiciando, assim, o aumento da renda dessas pessoas e fortalecimento da economia em Ibotirama.

    Pavimentação nas ruas, B, C e D, do bairro Alto do Cruzeiro

    PAVIMENTAÇÃO – Importantes obras de pavimentação também estão em andamento em Ibotirama e em ritmo acelerado. São obras de calçamento em torno do Jardim das Ácacias, no bairro São Francisco, a pavimentação na Rua Francisco Durães, no bairro São Francisco, assim como, do calçamento em sua travessa, pavimentação nas ruas, B, C e D, do bairro Alto do Cruzeiro, pavimentação na Rua Goes Calmon, dentre outras.

    Nós sabemos que uma cidade bem pavimentada não facilita apenas o acesso e a circulação das pessoas e veículos, mas também, valoriza os imóveis e proporciona mais segurança a toda a comunidade”.

    ESPORTE – O município vem dando exemplo também no cenário esportivo da região, tanto em atividades, campeonatos, como também em investimentos em equipamentos.  Uma novidade para o município é o Centro de Canoagem. O prefeito Terence Lessa esteve com o Diretor da SUDESB, o Sr. Elias Dourado, para confirmar a instalação do Centro de Canoagem em Ibotirama. Na reunião, ele foi acompanhado pelo Diretor de Projetos Educacionais Jefferson Bastos, que possui larga experiência nesse ramo da canoagem, inclusive com títulos estaduais e nacional. Jonas Paulo, Presidente do CODES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e social da Bahia) também participou do encontro.

    CARAVANA RURAL – Os representantes da administração pública têm percorrido inúmeras localidades do município, através do projeto, – Caravana Rural e o ritmo está bastante acelerado, tudo para que todas as localidades sejam ouvidas. “A empolgação da população nessas comunidades nos contagia. Ouvimos a população para apurarmos sobre as prioridades, para concretizarmos essas demandas já em 2018”, disse o prefeito Terence Lessa em sua página do facebook.

     


    • Compartilhe:

    Comentários: