LEM promove o segundo dia “D” de vacinação infantil

lem-71
ASCOM LEM

Após alcançar 58% da meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde no primeiro dia “D” de vacinação contra a pólio, realizada no último dia 08 de novembro, o município de Luís Eduardo Magalhães se prepara para o segundo dia “D” de vacinação neste sábado, 22. Além da dose contra a poliomielite serão aplicadas doses contra a tríplice viral.

Este segundo dia “D” tem por objetivo reforçar o alcance da campanha ue tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil

Poliomielite – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

Sarampo – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Os últimos registros de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados ou relacionados à importação, com concentração nos estados de Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença, de acordo com a OMS. Cabe ressaltar que, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de importação do vírus é maior.

Contra-indicações – Todas as crianças que apresentarem infecções agudas ou febre acima de 38ºC devem adiar a vacinação. A dose não é indicada às que possuem hipersensibilidade conhecida. Também não devem ser vacinadas com as gotinhas as crianças que apresentarem alguma deficiência imunológica. Em caso de dúvidas, procure o Posto de Saúde mais próximo.

A campanha iniciada no dia 08 se estende até o dia 28 de novembro. Neste sábado, 22 de novembro durante segundo dia D de vacinação, o atendimento acontecerá nos seguintes postos de saúde ESF Mimoso I (Mimoso I), ESF Moacir Marchesan (Mimoso II), ESF Luis Gustavo Rosa (Mimoso III), ESF Oscar Doerner (Santa Cruz), ESF Oswaldo Cruz (Santa Cruz), ESF Antônio Carlos Faedo (Florais Lea), ESF Nair Idite Poganski (Florais Lea), ESF Jardim das Acácias (Jardim das Acácias ), ESF Paulo Rodolfo Castelli da Silva (Jardim das Acácias), ESF Vereda Tropical (Vereda Tropical) e ESF Buriti (Vila Buritis).


Compartilhe:

Comentários: