Marcelo Mariani assume o comando da UMOB para o biênio 2015/16

DSCN1681

Jayme Modesto
Em cerimônia de alto nível, realizada na noite desta quinta-feira (22), no plenário da Câmara de Vereadores de Barreiras, tomou posse o presidente eleito para a gestão 2015/2016 da União dos Municípios do Oeste Baiano (UMOB). Quem assumiu o comando da entidade foi o prefeito do município de Cotegipe, José Marcelo Silveira Mariani. Na oportunidade, também foram empossadas as diretorias dos consórcios intermunicipais, além do conselho fiscal e membros da nova diretoria.

Marcelo agradeceu aos prefeitos que o elegeu e destacou o trabalho desenvolvido na entidade ao longo de dois nos pelo prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz. O novo presidente fez questão de destacar o compromisso com a soma de esforços entre os gestores municipais na busca constante pelo desenvolvimento regional. “É juntamente com os prefeitos da nossa UMOB e com muita determinação, que iremos honrar este cargo e trabalhar com responsabilidade, imbuídos em dar solução aos nossos problemas que, na maioria das vezes, são gargalos comuns entre nossos municípios. Esperamos grandes transformações e uma atenção maior para a região com a chance de fazer chegar à voz dos nossos municípios às esferas estadual e federal”, afirmou ele.

Entre as autoridades presentes na solenidade estiveram os prefeitos: Anderson Cleyton de Baianópolis, Marcio Mariano de Muquém, Antônio Pereira de Cristópolis, Leopoldo Neto de Angical, Demir Barbosa de São Desidério, Hamilton Lima de Riachão, Gilvan Pimentel de Catolândia, Jabes Lustosa Júnior de Formosa do Rio Preto, José Conceição de Wanderley e Ney Borges de Mansidão, além dos presidentes das câmaras de Catolândia, Cotegipe, São Desiderio, Barreiras, Angical e Santa Rita de Cassia.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da entidade Marcelo Mariane disse ainda que se sente honrado em receber a presidência de um órgão tão importante como a UMOB. Com muita convicção, coerência e demonstrando absoluto conhecimento, Marcelo disse que dentre as metas como presidente é buscar, além da interação entre os prefeitos, levar ao conhecimento da população as causas municipalistas. “Quero envolver a sociedade no debate principalmente da divisão da receita, especificamente o calculo do FPM, os entraves causados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que considero mais punitiva do que fiscalizatória, entre outras prioridades”, disse.

DSCN1687

Segundo Marcelo, a repactuação do Fundo de Participação do Estado é de fundamental importância para que os municípios recebam maiores repasses, uma luta que vem sendo travada por outras entidades, já que a problemática afeta a maioria dos prefeitos.

Marcelo também falou da posição equivocada do prefeito de Barreiras, ao se desfilar da UMOB logo após a eleição. Segundo ele, Barreiras é muito importante para a entidade, mas a UMOB é muito mais importante para Barreiras e espera que o prefeito Antonio Henrique reveja sua posição.

Sobre a parceria com os governos estadual e federal, se posicionou dizendo que o diálogo entre os poderes é fundamental e deve ser permanente. Este emparceiramento foi destaque no discurso do governador Ruy Costa, que falou da intenção de reforçar o dialogo com os prefeitos para melhorar as condições econômicas dos municípios.

O novo presidente afirmou ainda que o país “sem miséria” não faz uma sociedade mais rica, mas sim a estrutura econômica que gere a federação. “Nossa missão é fazer com que os governos entendam que um país sem miséria passa pelo fortalecimento econômico dos municípios. Não se pode diminuir essa desigualdade social se os municípios estão empobrecendo”, pontou.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz que deixa a presidência da UMOB após dois anos, fez uma retrospectiva de sua gestão, pontuando as principais ações realizadas no período, ressaltando ainda o compromisso de continuidade participativa na entidade. Ele recebeu uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados a entidade. “Quero dizer aos colegas prefeitos que a soma de esforços continua, afinal é juntos que daremos as melhores soluções aos nossos problemas”, disse.

Fortalecer os consórcios de Infraestrutura e de Saúde é uma das metas da nova diretoria, bem como a implantação de novos, como a criação de uma Câmara Técnica na área ambiental, com proposta de um consórcio de aterro sanitário e programa de coleta seletiva, além de critérios que estabeleçam a fiscalização de licenciamentos.

Confira a nova diretoria:
Marcelo Mariani (Cotegipe) – Presidente
Demir Barbosa (São Desidério) – Vice-presidente
Jaber Junior (Formosa do Rio Preto) – 1º Secretário
Leopoldo de Oliveira Neto (Angical) – 2º Secretário
Hamilton Lima (Riachão das Neves) – 1º Tesoureiro
Gilvan Pimentel (Catolândia) – 2º Tesoureiro

DSCN1701DSCN1693 DSCN1817 ???????????????????????????????


Compartilhe:

Comentários: