Oeste da Bahia ganha Base do Grupamento Aéreo da PM

O Bavan/Barreiras é o primeiro ponto fixo de apoio do Graer no interior do estado e dará suporte às operações ostensivas e investigativas, além das ações de resgate e salvamento

A Base está localizada ao lado do Aeroporto de Barreiras Fotos: Cheilla Gobi

Cheilla Gobi – DRT 4871/BA

A região Oeste da Bahia recebeu a 1ª Base do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Bavan/Graer), na cidade de Barreiras.  A unidade foi inaugurada pelo governador Rui Costa, na tarde desta sexta-feira, 17/02, e contou com a presença de várias autoridades policiais e políticas, entre elas, prefeitos de toda a região, o secretário de Segurança do estado Maurício Barbosa e do comandante-geral, Anselmo Brandão.

Localizada ao lado do Aeroporto do município, a unidade é o primeiro ponto fixo de apoio do Graer no interior do estado e dará suporte às operações ostensivas e investigativas, além das ações de resgate e salvamento.

A Bavan foi construída e implantada através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O Governo do Estado investiu R$ 24 milhões (aeronave modelo Esquilo, caminhão de abastecimento, entre outros equipamentos) e a estrutura física da unidade (R$ 4,2 milhões) erguida pela Aiba, via financiamento do Programa para Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro). A Base consiste em um hangar para abrigar duas aeronaves, salas de apoio, alojamentos, refeitório e sala de ginástica.

De acordo com o governador Rui Costa, a Bavan vai garantir mais segurança para a região, permitindo avanços no atendimento das ocorrências, ampliando o alcance das ações de Segurança Pública.

“Os meios aéreos proporcionam uma grande mobilidade ao Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, facilitando e viabilizando a realização de operações policiais e de defesa civil em toda a região, com o deslocamento rápido de tropas das forças de segurança para qualquer município. A função desse equipamento não é apenas cuidar do combate a crimes organizados, mas apoiar a polícia na segurança das cidades e da zona rural. Este helicóptero chega em até 20 minutos a várias cidades da região. Ainda vamos trazer alguns equipamentos e adequar a pista, para que um avião também possa fazer o pouso e vir diretamente para a Base Avançada”, afirmou Rui.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Barreiras Zito Barbosa reforçou que a partir de agora, o patrulhamento será mais ostensivo e proporcionará mais agilidade no atendimento das ocorrências, ampliando o alcance das ações de Segurança Pública, nas áreas mais distantes.

“Essa base Graer sempre foi uma solicitação dos nossos agricultores e moradores de áreas rurais, além de toda população. Com esse trabalho de patrulhamento e apoio aéreo, os cidadãos do Oeste poderão se sentir mais seguros”, disse Zito.

Para o prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Neto, o Graer representa um suporte muito importante para a região e Formosa do Rio Preto – um imenso território, cercado de matas, faz parte dos municípios que ganham esse aparato no combate ao crime e também para as situações de resgate aéreo.

Durante a inauguração do Bavan, também foram entregues 24 viaturas para as polícias Militar e Civil, que atuam na região Oeste e quatro motocicletas para as polícias Militar e Civil.

O governador garantiu ainda novas entregas para o município nos próximos meses, como a entregar do Hemocentro, que está com 80% executado e também é importantíssimo para abastecer os hospitais da região, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e o presídio.


Compartilhe:

Comentários: