Prefeito de Morpará fala dos avanços e conquistas de 2017

  • Lelei Barreto revela como organizou a administração e como tem conseguido assegurar benefícios para o município

    Fotos Reprodução

    Cheilla Gobi DRT 4871/BA

    A Prefeitura de Morpará, no Oeste baiano encerra o ano de 2017 comemorando avanços e conquistas. Mesmo com o cenário desafiador, com queda expressiva de receita e crise financeira, diversos investimentos foram ampliados, novos serviços implantados e muitas obras construídas, conforme o prefeito Lelei Barreto.

    O gestor conta que no início de sua gestão foi necessária algumas mudanças com intuito de equilibrar as contas da Prefeitura. O número de secretários foi reduzido de sete para quatro, com a nomeação da vice-prefeita Solange Novais para a Assistência Social, além da observância à igualdade de gênero – duas mulheres e dois homens à frente das secretarias. O governo municipal de Morpará reduziu em mais de 50% a despesa com pessoal nos cargos do 1° escalão.

    “A medida além de adequar o número de secretários à realidade do município, visa cumprir as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e consequentemente ajuda a manter o equilíbrio financeiro, em função da forte queda de receita dos últimos meses”, explica Lelei destacando que solidários e compreensíveis com a situação, os secretários que deixaram suas funções continuam firmes na luta ajudando-o a colocar o município nos trilhos. “Agradeço pelo companheirismo, e ressalto a importância do trabalho desenvolvido por cada secretário nesta fase inicial, que é o momento mais difícil de qualquer governo”.

    O prefeito falou das suas andanças em busca de recursos para Morpará. Em uma dessas visitas à capital baiana Lelei assinou um convênio com o Estado e assegurou recursos para investimentos em aquisição de veículo, equipamentos de informática e georreferenciamento, para apoiar as ações da equipe técnica da secretaria municipal de Agricultura. Ainda sobre as agendas em Salvador, o prefeito e o assessor do deputado federal Afonso Florence, Adriano Souza estiveram em audiência com Diretor de Energia da SEINFRA, tratando sobre o pleito apresentado através do Ofício n°. 156 de 25 de outubro de 2017, do gabinete do prefeito, com orçamento estimativo elaborado pela Coelba, no valor de R$ 111.059,46, para relocação da rede de alta tensão localizada sobre o colégio Estadual Nemisia Ribeiro Santos e sobre a praça com anfiteatro, em construção na entrada da cidade.

    O Diretor de Energia, Gilson Moraes, informou que o Secretário Marcus Cavalcanti autorizou a obra. Outra ação confirmada por Gillson, trata-se da energia de Sítio dos Botas, mais um pleito que vinha sendo pautado constantemente por Lelei nas audiências junto à Superintendência de Energia e Comunicações em atendimento às solicitações do Vereador Alcemir Torres Cemir, que pediu a revisão e atualização do projeto no intuito de considerar o aumento do número de moradias na comunidade e consequentemente diminuir o valor do investimento por consumidor, afim de viabilizar a aprovação da obra com base nos critérios estabelecidos pelo Programa Luz Para Todos, sendo portanto aprovada no valor total de R$ 231.782,17 para atender nove consumidores, obra já autorizada a execução.

    O prefeito Lelei destacou ainda o esforço para realizar a tão sonhada pavimentação na rodovia BA 160 – trecho que interliga Morpará à BR 242. De acordo com o gestor, o engenheiro Francisco Albano, da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia, já realizou visita técnica na rodovia para atualizar o orçamento e o projeto da obra.

    O prefeito falou que tem trabalhado muito com objetivo de buscar o desenvolvimento de Morpará. Conta que tem buscado oferecer mais saúde, educação, pavimentações, segurança dentre outras ações. “Nossa agricultura está sendo fortalecida, buscando sempre a assistência aos produtores rurais. Podemos afirmar, com muita satisfação, que estamos dando a nossa contribuição para o desenvolvimento de nossa terra. Trabalhando com dedicação e carinho por dias melhores, por um município cada vez melhor. Estamos encerrando o ano de 2017 com o sentimento de dever cumprido neste primeiro momento e gratos com todos os cidadãos, que confiaram em nosso trabalho”, destaca o prefeito.


    • Compartilhe:

    Comentários: