Prefeito de São Desiderio diz que encontrou município totalmente sucateado

Da redação com informações Nova Fronteira 

O prefeito de São Desiderio, José Carlos de Carvalho, que assumiu o comando da gestão municipal no dia 1º de janeiro, convocou a imprensa regional para falar sobre a situação administrativa e financeira que encontrou no município nos primeiros 12 dias de governo.

Antes da coletiva os presentes assistiram a um vídeo que mostra a real situação do patrimônio público deixado pelo ex-gestor, bem como tiveram conhecimento como foi encontrado o setor de informática da prefeitura, que teve vários computadores com seus HDs formatados ou retirados, deixando a atual gestão sem rumo e sem direção.

Acompanhado de seu vice, José Barbosa, que também responde pela secretaria de saúde, Zé Carlos começou a coletiva com uma frase: ‘Uma imagem vale por mais de mil palavras. A gravidade da situação atinge tanto a sede como a zona rural do município, um caos, assim pode se constatar através das imagens e dos dados repassados pelo prefeito.

Ao ser questionado se ao colocar seu nome à disposição da população para concorrer ao executivo, ele tinha noção do caos administrativo do município, Zé Carlos afirmou que resolveu entrar na política devido a indignação que tinha quanto a forma com que São Desidério era administrada. “São Desidério é destaque nacional na produção de grãos, sendo o maior PIB agrícola e o maior produtor de algodão do país, mas infelizmente os índices de qualidade de vida de seus moradores e o IDH – índice de desenvolvimento humano deixam desejar . Nós moradores, nascidos e criados aqui, ficamos revoltados com a situação, mas mesmo assim, não imaginávamos a gravidade em que a máquina pública se encontra. Os computadores tiveram seus HDs retirados e formatados, não contendo quaisquer dados que nos ajudasse a iniciar o novo mandato, inclusive no setor de contabilidade não foi encontrado nenhuma documentação”, reclamou o prefeito.

Zé Carlos falou ainda sobre a folha salarial do município e do alto número de funcionários pagos em dezembro de 2016. Segundo ele, São Desidério tem 975 funcionários efetivos e na folha de dezembro os números ultrapassavam dois mil servidores, numa clara demonstração de cabide de emprego, pois se levarmos em consideração que a população atual do município gira em torno de 28 mil moradores, os mais de dois mil funcionários representam quase que 8% da população total.

Maternidade e Hospital Municipal – O secretário de Saúde comentou que aquela unidade hospitalar estava praticamente fechada, sem médicos, medicamentos e até mesmo alimentos para os pacientes internados e que somente agora, nessa nova gestão, já foram contratado um médico pediatra, um obstetra e em breve serão oferecidos outros serviços como urologia, clínica geral,cardiologia, oftalmologia, entre outros procedimentos médicos necessários ao bom atendimento dos moradores de São Desidério. “Um de nossos primeiros atos como secretário de saúde oi o interditar o refeitório da Maternidade devido a alta infestação de baratas no local”, disse o vice José Barbosa.

Ação contra o ex-gestor – Sobre a possibilidade de acionar o ex-prefeito na justiça, Zé Carlos ressaltou que não é sua intenção acionar o ex-gestor na justiça, mas o jurídico está analisado a situação e caso seja necessário para se resguardar e de possíveis processos que possa responder devido aos caos administrativo da prefeitura, ele fará.

Festa da Paz – O calendário festivo do município vai ser mantido, mas não nos mesmos moldes da administração anterior. O prefeito esta buscando novos parceiros e falou que já esteve na Bahiatursa, em Salvador, para angariar recursos para as festas de maior porte, a exemplo da Festa da Paz. “Por ser uma festa totalmente patrocinada e bancada pela Prefeitura, e que custaram em 2016 em torno de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos, é preciso rever a forma de fazê-la, uma vez que o município enfrenta graves problemas na área de saúde. O povo precisa de lazer, mas não se pode gastar um dinheiro desses com apenas uma festa enquanto não temos condições de oferecer uma saúde digna a nossa comunidade”, concluiu Zé Carlos.


Compartilhe:

Comentários: