PSF de Buritirama realiza atividades alusivas contra a hipertensão

A005 (1)texto

Reinaldo Rolon

A Prefeitura de Buritirama, através da Unidade de Saúde da Família, Cornélio Reis Santos e da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu nesta quinta-feira 23, atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, a ser comemorado no próximo dia 26 de abril.

Ao início foi realizada uma caminhada, em seguida palestras, proferida pela enfermeira responsável, Eva Maria. A sessão de perguntas e respostas ficou por conta da Dra. Dania Maria Lojo eo farmacêutico, Márcio Rogério aferição da pressão arterial.

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral (derrame), infarto agudo do miocárdio, doença arterial periférica além de ser uma das causas de cegueira, insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca.

A Hipertensão arterial mata 3x mais que o câncer e 6x mais que infecções, incluindo a AIDS.

Quem não controla a pressão arterial pode ter a vida reduzida em mais de 16 aos.

Como ser 12 por 8 e viver mais?

  • Meça a pressão arterial regularmente: seja no consultório, em casa ou no trabalho.
  • Adote uma alimentação saudável: como mais verduras, frutas e peixes. Evite alimentos gordurosos, frituras, carnes vermelhas e embutidas.
  • Reduza o sal: evite caldos, temperos e alimentos prontos. Fique atento ao teor de sódio dos produtos.
  • Faça exercícios: 30 minutos de exercícios por dia, 5 vezes por semana, acumulando 150 minutos.
  • Controle os fatores de risco do coração: colesterol elevado, fumo, stress e diabetes não controlado são inimigos do coração.
  • Lembre-se a Hipertensão Arterial não tem cura e pode ser assintomática por isso é chamada de assassina silenciosa.

Na ocasião o farmacêutico comunicou aos presentes que o Programa, MEDICAMENTO EM CASA (MEDCASA), não foi extinto, apenas encontra-se temporariamente suspenso.  Esclareceu também que a medida se tornou necessária, diante da renovação do contrato com a empresa executora da logística, conforme comunicado recebido da Secretaria Estadual de Saúde – SESAB.

O programa MEDCASA é uma parceria com o Governo do Estado, que atende hipertensos, diabéticos e efetua o controle de planejamento familiar.

Um grupo de forrozeiros, ao vivo, animou o evento.

A010 (2)texto

DSC05869WEBtexto


Compartilhe:

Comentários: