Recordar é reviver: Arquipélago de Alcatrazes, um paraíso no oceano

Foto Reprodução

Jayme Modesto

Já dizia o poeta, recordar é viver. Eu prefiro dizer que recordar é reviver, é voltar no tempo, reviver a sua história. Quer coisa mais gostosa que recordar os bons momentos que passamos na vida, especialmente se passou num período tão fantástico quanto os anos 70 e 80? E por que foi tão especial para mim?

Bem, começo falando de uma reportagem exibida pelo Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão, edição do dia 29 de setembro de 2017. Na reportagem, a emissora mostrou a fantástica e encantadora Ilha de Alcatrazes, localizada em São Sebastião, no litoral paulista. Após assistir essa matéria, me bateu uma saudade imensa, pois de 1976 a 1980, eu tive o privilégio de fazer quatro viagens a este paraíso. Na época, eu trabalhava na Turimar Turismo Marítimo, período esse em que a empresa promovia passeios marítimos, inclusive com pescarias em alto mar.

               Desembarque na Ilha de Alcatrazes | Fotos arquivo Jayme Modesto

Abordo do Turimar VI e Loirinha V, embarcações de médio porte, as viagens eram simplesmente fantásticas. A reportagem da Rede Globo me fez lembrar todos aqueles momentos incríveis em que eu vivi e me remeteu a aqueles tempos inesquecíveis. Dinossauros de verdade, não há! Mas Alcatrazes é realmente uma espécie de mundo perdido, isolado no tempo e no espaço, decorado por paisagens impressionantes, coroadas em qualquer ângulo pelo Pico da Boa Vista, um Pão de Açúcar de 316 metros de altura, digno de cartão-postal carioca e habitado por animais únicos, que só podem ser encontrados ali, e em nenhum outro lugar do planeta.

Em 1980 o governo proibiu o desembarque de turistas na ilha, agora o governo autorizou que a partir do ano que vem, novamente vai ser aberta a visitação turística.

O Arquipélago de Alcatrazes, no litoral foi declarado refúgio de vida silvestre no ano passado. Com isso, o local se tornou a segunda maior unidade de proteção integral marinha do país, um refúgio de várias espécies em extinção. Está aí, mais um pedacinho da nossa trajetória.

Às 6 horas da manhã na Ilha 

Jayme Modesto na Proa do Turimar VI em viagem para Alcatrazes

Caiaque que transportava os turistas do navio para a Ilha

Jayme Modesto atualmente

 


Compartilhe:

Comentários: